Alcochete é a localização mais vantajosa para a implantação do novo aeroporto de Lisboa, entre as duas opções viáveis (a outra é Vendas Novas), defende a Comissão Técnica Independente (CTI) no relatório hoje divulgado.
De acordo com o relatório preliminar da Comissão Técnica Independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com um mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.
Já as opções Humberto Delgado + Montijo e Montijo como hub foram classificadas como “inviáveis para um hub intercontinental”, por razões aeronáuticas, ambientais e económico-financeiras, “devido à sua capacidade limitada para expandir a conectividade aérea”.
Humberto Delgado + Santarém e Santarém como aeroporto único “não são opção por razões aeronáuticas (de navegação aérea)”, apontou a CTI.
Qualquer que seja a decisão final, a coordenadora da CTI disse hoje que a construção do novo aeroporto de Lisboa não precisa de financiamento público, sendo todas as opções financeiramente viáveis.
O relatório hoje apresentado estará em consulta pública durante 30 dias úteis, prazo findo o qual a CTI, após avaliar “a racionalidade, o mérito, a oportunidade e a pertinência técnica de cada um desses contributos, à luz dos factores críticos para a decisão”, redigirá então o relatório final, concluindo o seu mandato.
A vergonha da incompetencia e corrupção de Sócrates & Costa não pararam em 15 anos ! …
Responsávies da ANA, que não estará obrigada a construir nada e só terá o direito de preferência, gostaria de :construir” um “apeadeiro” do AHD em 18 meses? alguém acredita nisso? essas pessoas não têm memória das derrapagens em tempo e custo das obras em Portugal? note-se a que se passa com a linha da B. Alta e o troço CP Elvas/Caia. E os acessos do “apeadeiro” do Montijo: 1)Lisboa: a) ligação à P. V. Gama em Viaduto (?) com expropriações e um novo nó de ligação à P.V. Gama? quanto tempo e custos?
2) transfer por barcos (elétricos) a qual terminal em Lisboa? quantos? cada 1/2h? cada hora? quantos barcos necess. para isso? e o mau tempo no tejo que chega a paralisar os barcos? e as greves não raras? a ANA suportaria esses custos e contingências? quanto ao resto das contingências o relatório da CTI explica.
A discussão seria longa. E comentadores, alguns que muito prezo, sejam sérios e objetivos e não façam
batota com os seus argumentos.
ANA impede há 10 anos, com ajuda corrupta de Costa, a construção do novo hub da DHL no aeroporto de Lisboa, vergonha do Antónia C !
ANA impede há 10 anos, com ajuda corrupta de Costa, a construção do novo hub da DHL no aeroporto de Lisboa, vergonha do António Costa