A Alemanha prepara-se para alargar a cobrança da LKW Maut a 1 100 quilómetros de estradas e aos pesados de mercadorias de +7,5 toneladas de peso bruto.

Maut für Lkw

A cobrança da ecotaxa nas estradas nacionais com duas faixas de trânsito em cada sentido arrancará a 1 de Julho. Para já apenas abrangerá os camiões de mais de 12 toneladas de peso bruto, mas a partir de 1 de Outubro serão visados também os veículos de +7,5 toneladas.

O alargamento das portagens a 1 100 quilómetros de estradas nacionais visa, de acordo com as autoridades alemãs, desincentivar o desvio do tráfego dos pesados de mercadorias das auto-estradas, onde pagam a LKW Maut, para as estradas nacionais (por ora gratuitas).

A LKW Maut foi lançada em 2005. É cobrada nas auto-estradas, apenas aos camiões de +12 toneladas, e em função dos quilómetros percorridos, das emissões poluentes (classe Euro) e do número de eixos.

Com o alargamento da incidência da ecotaxa rodoviária as autoridades de Berlim esperar arrecadar mais 900 milhões de euros/ano. Para investir na melhoria das infra-estruturas rodoviárias, dizem.

Os comentários estão encerrados.