Desde o passado dia 1, a LKW-Maut alemã está ligeiramente mais barata. Mas ainda este ano deverá abranger mais estradas e mais veículos.

De acordo com a associação dos transportadores alemães BGL, a taxa quilométrica (LKW-Maut) baixou quase 2% em 70% dos quilómetros sujeitos à ecotaxa.

A razão para essa descida prende-se com o facto de a forma de cálculo, segundo a categoria dos veículos e o número de eixos, tomar em consideração não apenas os custos da utilização da infra-estrutura mas também os custos relativos à poluição atmosférica, favorecendo os veículos menos poluentes.

O sistema passou de quatro para seis categorias de emissões Euro consideradas, sendo que os motores que cumprem a norma Euro 6 (na categoria A) não são sujeitos à taxa.

Esta redução vai, porém, ser absorvida por aumentos da base de incidência da LKW-Maut ainda este ano.

A partir de 1 de Julho, a Toll Collect, empresa responsável pela gestão do sistema, vai aumentar em 1 1000 quilómetros a rede de estradas nacionais sujeitas a portagem, incluindo os troços de quatro vias com pelo menos quatro quilómetros de comprimento e que não atravessem localidades.

A 1 de Outubro a LKW-Maut passará também a aplicar-se aos veículos com mais de 7,5 toneladas, sendo que agora a ecotaxa apenas abrange os +12 toneladas.

Comments are closed.