As autoridades alemãs estão a levar a cabo inspecções exaustivas para verificar se os camiões que circulam no país cumprem a normativa que limita a altura dos semi-reboques a quatro metros, com uma margem de 1%.

Significa isto que qualquer veículo com uma altura superior a 4,05 metros que circule nas estradas alemãs sujeita-se a ser multado.

A legislação até nem é recente, mas o certo é que as autoridades alemãs só agora estão a empreender estas inspecções exaustivas. E as multas não são “meigas”: têm um valor de 1,3 euros por cada quilómetro percorrido entre a origem e o destino da mercadoria, mesmo que se situem em outro país que não a Alemanha.

Tomando como exemplo meramente hipotético um camião que carregue em Braga e tenha como destino Munique (cerca de 2 200 quilómetros), a coima seria superior a 2 860 euros.

Facto é que a maioria dos camiões em circulação na Alemanha tem semi-reboques com mais de 4,05 metros de altura. Mas a adaptação dos veículos para cumprimento daquela altura é, em muitos casos, mais cara do que os próprios veículos.

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