A onda de fusões de estaleiros navais poderá chegar à Alemanha com a fusão da ThyssenKrupp Marine Systems, a Germand Naval Yards Kiel e a Lürssen.
Uma reportagem do canal televisivo NDR aponta que o governo alemão apoia a fusão dos estaleiros navais ThyssenKrupp Marine Systems, German Naval Yards Kiel e Lürssen num único grupo. As negociações entre os três estaleiros decorrerão já desde o início do ano, segundo a NDR.
Declarações recentes do CEO da German Naval Yards Kiel, Jörg Herwig, pareciam, com efeito, apontar nesse sentido. “Apenas um operador alemão forte será capaz de permanecer competitivo globalmente e fortalecer o sector de tecnologia alemão”, referiu o executivo.
Em todo o mundo, as grandes fusões de estaleiros estão a alterar a morfologia de um sector que era, até agora, muito fragmentado. Os dois principais grupos de estaleiros apoiados pelo Estado na China voltaram, 20 anos depois, a fundir-se no fim de 2019, originando o maior estaleiro naval do mundo.
Esse título só deverá, porém, vigorar enquanto, na Coreia do Sul, a Hyundai Heavy Industries não oficializar a aquisição da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering. A operação, que levanta dúvidas à Comissão Europeia, aguarda apenas pelas necessárias autorizações das várias autoridades da Concorrência.
Também o Japão estuda criar um mega-grupo com a fusão de 15 estaleiros. O plano foi baptizado de All Japan Shipbuilding.