Desde hoje, os motoristas portugueses que queiram entrar / circular na Alemanha têm de apresentar um teste negativo à Covid-19, alerta a ANTRAM.
O agravar da pandemia em Portugal e as novas recomendações europeias para tentar conter a propagação da doença, isolando as regiões mais afectadas, está a dificultar sobremaneira a actividade dos transportadores portugueses de mercadorias.
O caso mais recente tem como cenário a Alemanha, que desde as zero horas de hoje exige dos motoristas que tenham estado nos últimos dez dias em Portugal o registo online antecipado e a apresentação de um teste PCR negativo à Covid-19, ou de um teste rápido, desde que o mesmo cumpra os requisitos da OMS.
As novas regras aplicam-se independentemente da duração da permanência dos motoristas em território alemão, e inclusivamente àqueles que se encontrem apenas em trânsito.
Os testes à Covid-19 só são aceites se os resultados não tiverem mais de 48 horas. O que levanta a questão dos locais de realização, sendo certo que por ora não foram indicados locais de testagem nas fronteiras.
Além disso, os certificados dos resultados dos testes têm de ser emitidos em Alemão, Inglês ou Francês.
A propósito, a ANTRAM diz “acompanhar com bastante preocupação” as medidas unilaterais implementadas por alguns estados-membros, e ter apelado ao primeiro ministro para promover a rápida adopção das alterações propostas pela presidente da Comissão “à recomendação do Conselho existente sobre uma abordagem coordenada por parte dos Estados Membros”, no sentido da “derrogação, para os trabalhadores dos transportes, da obrigação de quarentena e dos testes COVID-19 por uma questão de princípio”.
A associação dos transportadores rodoviários de mercadorias diz ainda estar em contacto com a congénere alemã e a embaixada germânica para, no entretanto, resolver a questão da falta de locais de testagem dos motoristas.