A Deutsche Bahn (DB) anunciou que vai investir um mínimo de 28 mil milhões de euros, ao longo dos próximos cinco anos, na manutenção e melhoria da rede ferroviária alemã.

Daquele montante, 20 mil milhões virão do Estado alemão, através do programa de financiamento LuFV2 para o período de 2015 a 2019. Aquele valor representa uma subida de 22% face ao LuFV1, que vigorou entre 2009 e 2014.

Os restantes oito mil milhões (ou seja, 1,6 mil milhões de euros por ano) serão assegurados por recursos próprios da DB.

Do orçamento total, 12 mil milhões de euros serão canalizados para a substituição de 17 mil quilómetros de vias; três mil milhões serão destinados a trabalhos de manutenção de, pelo menos, 875 pontes; quatro milhões milhões aplicar-se-ão na melhoria da sinalização e controlo dos comboios; e mil milhões na renovação de túneis.

Já no próximo ano, a Deutsche Bahn propõe-se investir 5,3 mil milhões de euros em infra-estruturas, contra os 4,6 mil milhões de 2014. A empresa planeia renovar 3 800 quilómetros de vias.

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