Construído em tempo recorde, o terminal de GNL do porto alemão de Wilhelmshaven recebeu a primeira carga.
O Maria Energy, da Tsakos Energy Navigation, descarregou por estes dias a primeira carga de 170 mil metros cúbicos de GNL (o suficiente para abastecer 50 mil habitações durante um ano) no novo terminal de GNL de Wilhelmshaven, o primeiro da Alemanha.
O GNL era proveniente dos EUA, onde foi carregado a 19 de Dezembro, nas instalações da Venture Global Calcasieu Pass.
O terminal da Uniper começou a ser construído em Julho deste ano, no âmbito de um plano para compensar a perda do abastecimento de gás natural russo, consequência da guerra na Ucrânia. O terminal foi inaugurado a 17 de Dezembro.
A operação do Maria Energy serviu de teste às instalações, com a operação comercial a dever iniciar-se em meados deste mês.
Com recurso a uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU), a Höegh Esperanza, o terminal está capaz de receber cinco mil milhões de metros cúbicos por ano.
Para breve são esperadas mais duas FSRU, que aumentarão significativamente a capacidade da Alemanha receber GNL por via marítima.
É obra!!! em 5 (cinco) meses!!! A isto chama-se competência. Não me admiro sabendo, com conhecimento de causa, como “decidem e fazem” em tempo record alemães e outros. Que terão a dizer “iluminados” portugueses que só sabem(?) falar de Sines, gasodutos de milhares de quilómetros de extensão para fazer chegar gás natural ao norte da Europa?
Longe de mim dizer que em Portugal não há competência: há. O problema é outro. Cada um faça o seu julgamento.
Há exemplos de sobra.