A Alemanha é, por larga margem, o país europeu que mais recorre ao transporte ferroviário de mercadorias. Em geral, o sector tende a crescer mas pouco. Os operadores incumbentes ainda dominam o mercado mas a concorrência tende a subir. Os dados são do IRG-Rail e não incluem Portugal.
De acordo com o relatório da IRG-Rail, o Grupo de Reguladores Ferroviários Independentes, relativo a 2013, a Alemanha realizou naquele ano 113 mil milhões de toneladas-km, mais do que a Polónia (51 mil milhões de toneladas-km) e a França (32 mil milhões de toneladas-km), os dois países que fecham o “pódio”, juntas.
O Reino Unido contabilizou 22 mil milhões de ton-km, um pouco mais que a Suécia, a Áustria (21 mil milhões, cada) e a Letónia (20 mil milhões).
No total dos 20 países europeus considerados (Portugal permanece de fora), o mercado de transporte ferroviário de mercadorias, medido em toneladas-km, caiu 0,5%, de 2012 para 2013. Considerando a evolução de 2010 a 2013, o crescimento médio foi de 1,8%. Destacou-se o Reino Unido, com um salto de 23,3% e o único país a progredir todos os anos. Nos antípodas, a Grécia regrediu 61,5%.
Apesar da liberalização dos mercados, a quota dos operadores incumbentes ainda era, em 2013, de 68%, em média. Mas a concorrência tende a crescer. Também aí se destaca o Reino Unido, onde os concorrentes já controlavam uma fatia de 55% do mercado. Na Alemanha, os operadores incumbentes controlavam 67% do mercado, 64% em França, 66% na Polónia. Em Espanha, a Renfe detinha 77%.
» IRG Rail – Relatório Anual 2014