O governo alemão autorizou a realização de transportes transfronteiriços com mega-camiões. A decisão decorre dos resultados do relatório publicado no fim de 2016 pelo Bast, o instituto germânico responsável pela investigação rodoviária.

mega-camião

 

O ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, salienta, porém, que o transporte transfronteiriço de camiões com até 25,25 metros de comprimento dependerá de acordos bilaterais. A legislação europeia permite que estes veículos circulem dentro das fronteiras de cada estado-membro e admite a realização de transportes internacionais mas apenas entre países vizinhos, e desde que o acordem.

A actual lei alemã limita o peso máximo dos camiões a 44 toneladas, mas na Holanda e na Dinamarca pode chegar-se às 60 toneladas. Esses camiões, e mesmo os conjuntos de 64 toneladas permitidos na Suécia, poderão doravante entrar na Alemanha se os países envolvidos o acordarem.

Alexander Dobrindt, que é um defensor dos mega-camiões para transportes transfronteiriço, considera que estes veículos são “seguros e poupam combustível”. “Dois mega-camiões substituem três camiões convencionais, o que significa menos emissões”, explica o ministro dos Transportes alemão.

 

 

Comments are closed.