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Alfa Pendular bate recordes de passageiros

por T&N
18/07/2016
em Mobilidade, Notícias
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Em Maio, por duas vezes, o Alfa Pendular da CP bateu o recorde diário de passageiros transportados. Um sucesso que torna ainda mais difícil gerir a oferta de capacidade e a grande manutenção dos “pendolinos”.

Alfa Pendular Braga - Porto

Primeiro foi a 6 de Maio. A CP contabilizou então 7 557 passageiros no Alfa Pendular, superando o anterior máximo, de 7 539 passageiros, que datava de 25 de Setembro do ano passado. Poucos dias volvidos, a 20 de Maio, o recorde foi pulverizado, com a barreira dos 8 000 passageiros a ser transposta: foram 8 080 passageiros em 24 composições (22 normais e dois desdobramentos, resultado precisamente da forte procura).

Entre 2013 e 2015, o número de passageiros no Alfa Pendular cresceu cerca de 22%, para os dois milhões/ano, e a tendência mantém-se em 2016. Apesar da crescente concorrência das companhias aéreas no eixo Lisboa-Porto, primeiro pela Ryanair e mais recentemente pela “ponte aérea” da TAP.

A ajudar aos números estará, seguramente, a agressiva política comercial da CP, nomeadamente com a prática de descontos de entre 40% e 65% para as compras antecipadas.

Igualmente haverá que considerar o alargamento geográfico do serviço Alfa, de que é exemplo a extensão da oferta até Guimarães, a Norte, precisamente em Maio.

Os recordes sucessivos de utilização do Alfa Pendular tornam ainda mais delicada a operação de rejuvenescimento da frota dos “pendolinos”, na qual a CP se propõe investir 18 milhões de euros a longo de três anos.

Três meses é o tempo necessário para fazer a grande intervenção de “meia vida” em cada uma das composições. A CP dispõe de uma frota de apenas dez pendulares. Que ficarão reduzidos a nove, sem contar com as imobilizações do dia-a-dia para manutenção e prevenção.

O aluguer de material circulante a Espanha é uma possibilidade em aberto mas sobre a qual não haverá ainda decisões.

 

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Comentários 1

  1. ANTONIO CARLOS PIRES VIANA says:
    7 anos atrás

    palavras para quê? se não fossemos um País de «brandos costumes» os responsáveis pelo criminoso abandono da ferrovia que assistimos nestes últimos anos (esta questão não tem a ver somente com o governo PASSOS/PORTAS) estariam a ser julgados e condenados pelas opções tomadas, mas percebe-se que houve intenção deliberada de ajudar os amigos da camionagem, leia-se serviços expresso em autocarro. Esta gente deve ser a mesma, que à quarenta anos recomendava o encerramento de SINES, por ser inviável e afirmando categoricamente que SINES «vai ser mais um ELEFANTE BRANCO» VÊ-SE NÃO É VERDADE? continua a ser preciso avisar a malta

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