A partir de 1 de Maio, Guimarães passará a ter uma ligação diária a Lisboa em serviço Alfa Pendular, anuncia a CP.

CP Alfa na Estação de Guimarães

A nova oferta duplica a existente do serviço Intercidades (também com um comboio diário em cada sentido) e reduz o tempo de viagem entre a cidade minhota e a capital. Actualmente, o Intercidades demora 4h09 a cobrir a distância. O Alfa Pendular fará o mesmo em 3h36. A combinação do serviço suburbano até ao Porto e o Alfa até Lisboa demora no mínimo 4h06, no máximo 4h43.

Os horários anunciados viabilizam uma ida-e-volta em Alfa entre Lisboa e Guimarães no mesmo dia mas não o contrário. A saída de Lisboa acontece às 8h09 e a partida de Guimarães ocorre às 16h55.

A CP justifica o reforço da oferta de longo curso de/para Guimarães com o aumento da procura e destaca a importância de um mercado regional – constituído pelos concelhos de Guimarães, Santo Tirso e Trofa – de 270 mil habitantes e grande dinamismo empresarial.

Em comunicado, o presidente da operadora ferroviária inscreve o reforço da oferta na política comercial mais agressiva e na “guerra” com os outros modos. “Esta decisão surge como consequência lógica do significativo aumento de procura que os comboios de longo curso têm vindo a registar, fruto de uma estratégia de marketing agressiva e virada para o aumento dos passageiros e das receitas. Esta é uma oportunidade para a empresa reforçar o seu papel de maior transportadora nacional, indo competir directamente com o autocarro, com o automóvel e até com o avião”, refere Manuel Queiró.

Tags:

Comments are closed.