Foi publicado o anúncio para a concessão do terceiro terminal de contentores de Algeciras, a ser construído na fase B da Isla Verde Exterior (originalmente reservada para a expansão do terminal da TTI).

Algeciras

A concessão será feita por um prazo de 50 anos. Os candidatos terão de investir num terminal automatizado com capacidade para movimentar cerca de 1,2 milhões de TEU/ano. O vencedor ficará obrigado a movimentar 400 mil TEU no quinto ano da concessão e crescer 5% ao ano a partir do exercício seguinte até chegar aos 800 mil TEU.

O terminal poderá ser de uso privativo, de serviço público ou misto.

O novo terminal ficará localizado junto ao terminal ferroviário e ocupará uma superfície de 30,5 hectares (37 hectares se incluída a zona pública). Disporá de uma frente de cais de 680 metros (ampliáveis até 810 metros) no Molhe Este, com fundos de -18,5 metros.

Os interessados têm até 30 de Novembro para apresentar as propostas, que serão abertas a 15 de Dezembro.

Actualmente, os dois terminais de contentores do porto de Algeciras são explorados pela APM Terminals e pela TTI (Hanjin Shipping). A APM já manifestou a intenção de ampliar o seu terminal para acompanhar o mercado.

Algeciras é o maior porto de contentores da Península Ibérica. No ano passado movimentou 4,5 milhões de TEU.

 

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