O porto de Algeciras vai lançar um concurso internacional para a construção e exploração de um terceiro terminal de contentores.
TTI Algeciras

O caderno de encargos ficou definido na última sexta-feira (dia 27), em reunião ordinária do conselho de administração da Autoridade Portuária da Baía de Algeciras.

Este terceiro terminal de contentores ficará situado na Fase B da ampliação do porto, na IslaVerde Exterior.

Localizada junto ao terminal ferroviário, a nova infra-estrutura ocupará uma superfície de 30,5 hectares (37 hectares se incluída a zona pública) e disporá de uma frente de cais de 680 metros (ampliáveis até 810 metros) no Molhe Este, com fundos de -18,5 metros.

A futura concessão será outorgada por um prazo de 50 anos. Os candidatos terão de comprometer-se a desenvolver um terminal automatizado, com uma capacidade anual de movimentação de cerca de 1,2 milhões de TEU.

Uma vez publicado no Boletim Oficial del Estado espanhol e no Jornal Oficial da União Europeia, as empresas interessadas terão três meses para apresentar ofertas.

Actualmente, os dois terminais de contentores do porto de Algeciras são explorados pela APM Terminals e pela TTI (Hanjin Shipping).

Algeciras é o maior porto de contentores da Península Ibérica. No ano passado movimentou 4,5 milhões de TEU.

Comments are closed.