A Autoridade Portuária de Algeciras alargou, de 30 de Novembro para 31 de Março de 2017, o prazo de recepção de ofertas para a construção e exploração do terceiro terminal de contentores.

Algeciras

O novo terminal será construído na fase B da Isla Verde Exterior, originalmente reservada para a expansão do terminal da TTI. A concessão será feita por um prazo de 50 anos.

O terminal poderá ser de uso privativo, de serviço público ou misto. Ficará localizado junto ao terminal ferroviário e terá uma superfície de 30,5 hectares (37 hectares se incluída a zona pública). Disporá de uma frente de cais de 680 metros (ampliáveis até aos 810 metros) no Molhe Este, com fundos de -18,5 metros.

Os candidatos terão de investir num terminal automatizado com capacidade para movimentar cerca de 1,2 milhões de TEU/ano. O vencedor ficará obrigado a movimentar 400 mil TEU no quinto ano da concessão e a crescer 5% ao ano a partir do exercício seguinte até chegar aos 800 mil TEU.

As propostas para este concurso – convocado em Agosto último – serão agora abertas às 12 horas de 18 de Abril de 2017.

Algeciras é o maior porto de contentores da Península Ibérica, tendo movimentado, em 2015, 4,5 milhões de TEU.

Os dois terminais já existentes no porto andaluz são explorados pela APM Terminals e pela TTI (da insolvente Hanjin Shipping). A APM já manifestou a intenção de ampliar o seu terminal para acompanhar o mercado.

 

 

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