As gigantes Alibaba e Walmart estão a montar os seus próprios serviços de transporte marítimo para contornarem a falta de capacidade e os preços em alta.
A Cainiao Network, o braço logístico da gigante chinesa do e-commerce Alibaba, propõe-se estabelecer um serviço marítimo directo entre a China e a Coreia do Sul. A Walmart está a fretar navios para levar as importações da China para os EUA.
No caso da Cainiao, o projecto passa por ligar a província de Shandong à Coreia do Sul pelo menos seis vezes por semana. As viagens demorarão 12 horas e permitirão reduzir o tempo de entrega das encomendas na AliExpress aos clientes sul-coreanos, além de cortar os custos em cerca de 30%.
Do outro lado do Pacífico, a Walmart decidiu fretar navios para garantir a capacidade de que precisa para importar da China os produtos que comercializa nos EUA. Com a vantagem extra de o conseguir a preços mas competitivos.
A opção foi confirmada pelo CEO da companhia, na apresentação dos resultados. “Fretámos navios… garantimos capacidade para os terceiro e quatro trimestres e estamos confortáveis com a gestão do inventário, particularmente quando comparamos com o ano passado, com um aumento de 20% nos vários segmentos”, referiu John Furner.