A Alibaba reforçou na Cainiao Smart Logistics Network, o seu braço de logística, com um investimento de 23,3 mil milhões de yuans (três mil milhões de euros).
“A logística é um pilar fundamental do sistema operacional de negócios da Alibaba. Permite-nos oferecer o melhor serviço aos clientes e realizar avanços na nossa estratégia de New Retail”, afirmou, em comunicado, o presidente executivo e CEO do grupo Alibaba, Daniel Zhang.
“A Cainiao esforça-se para melhorar o serviço e a experiência do utilizador para comerciantes e consumidores através de tecnologia e soluções digitais superiores, tanto na China como no resto do mundo. Estamos comprometidos em apoiar o seu desenvolvimento contínuo, em obter sinergias maiores em toda a economia da Alibaba e em acelerar a digitalização do sector de logística”, acrescento Zhang.
Com esta operação, a Alibaba subiu a quota na Cainiao, de 51% para cerca de 63%.
A Cainiao foi fundada em 2014 pela Alibaba e vários parceiros no sentido de melhorar a entrega de compras online em toda a China. Esses parceiros eram, sobretudo, instituições financeiras e outras companhias de logística. A Cainao foi sempre considerada uma extensão das capacidades de logística da Alibaba.
Em Setembro de 2017, a Alibaba passou a deter uma participação maioritária na Cainiao, aumentando a sua quota de 47% para 51%, e comprometeu-se a gastar 100 mil milhões de yuans (12,9 mil milhões de euros) em cinco anos para construir uma rede de logística global.