O primeiro comboio de mercadorias dedicado ao e-commerce chegou a Liège, na Bélgica, proveniente de Yiwu, localidade no Leste da China, numa iniciativa da Alibaba.

O novo serviço ferroviário faz parte da cooperação entre a cidade de Yiwu, famoso entreposto comercial ligado ao e-commerce, e a Plataforma de Comércio Electrónico Mundial (eWTP), proposta por Jack Ma, fundador do gigante Alibaba.

Carregado com 82 TEU, o comboio Alibaba eWTP Cainiao da China Railway Express (Yiwu-Liège) chegou ao terminal em Liège após uma viagem de 17 dias. A nova rota deverá reduzir o tempo de entrega de Yiwu para a Europa em um a dois dias.

Depois de chegarem a Liège, as encomendas podem ser enviadas para outros países europeus via eHub, propriedade da Cainiao Network (braço logístico da Alibaba), e outros canais de distribuição regionais.

Esta nova ligação é a primeira linha ferroviária dedicada ao comércio electrónico transfronteiriço entre a China, a Ásia Central e a Europa.

“Yiwu está no coração do desenvolvimento do comércio electrónico na China, e a partida de comboios de mercadorias oferece aos exportadores da Valónia e da Europa novas oportunidades de chegarem aos consumidores chineses com custos menores”, afirmou o director de operações internacionais da Agência de Investimento em Exportação da Valónia (AWEX), Michel Kempeneers, na cerimónia que assinalou a chegada do comboio àquela região da Bélgica.

Cao Zhongming, embaixador chinês na Bélgica, salientou a importância do serviço para a nova Rota da Seda. “A abertura do China Railway Express é mais uma conquista na cooperação entre a China e a Bélgica, particularmente no contexto da Belt and Road Initiative”, disse.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*