A Cainiao, da gigante chinesa de e-commerce Alibaba, iniciou este semana um voo regular de cargueiro entre Hong Kong e São Paulo, em parceria com a Qatar Airways Cargo.
O primeiro voo fretado pela Alibaba chegou ontem, segunda-feira, a São Paulo, tendo partido de Hong Kong no sábado e feito uma escala técnica em Doha. O avião da Qatar Airways, um B777, tem uma capacidade de transporte de mais de 100 toneladas, segundo a companhia.
Nesta primeira ligação semanal foram transportados bens de consumo, incluindo produtos de beleza, jóias, relógios, electrodomésticos, brinquedos e equipamento desportivo.
O objectivo do novo serviço é garantir que os produtos comprados por brasileiros nas plataformas da Alibaba sejam entregues no espaço de 72 horas, sublinhou o director-geral da Cainiao para a logística de exportação.
William Xiong disse, em comunicado, que o comércio electrónico no Brasil está a crescer “a uma velocidade fenomenal”, tornando-se um dos mais importantes mercados para a Alibaba na América Latina.
Em Abril de 2021, a Cainiao anunciou um acordo com o Latam Cargo para utilizar os voos do grupo de aviação chileno de e para o Brasil para reduzir o tempo de entrega de encomendas da China para o Peru e a Colômbia.
Já em Novembro de 2020, a empresa chinesa tinha lançado voos fretados, em cooperação a norte-americana Atlas Air, a ligar a China ao Brasil e ao Chile três vezes por semana.
Em Agosto, o Brasil tornou-se o primeiro país das Américas – e o sexto do mundo – cujos comerciantes podem vender os seus produtos na plataforma chinesa de comércio eletrónico AliExpress, gerida pela Alibaba.
A Cainiao coordena o envio de produtos brasileiros comprados na plataforma chinesa, garantindo a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte à aquisição, com o transporte gratuito para compras acima de 50 reais (nove euros).