A Alitalia anunciou que não renovará os acordos comerciais com a Air France-KLM, que terminam em Janeiro de 2017, porque “já não são vantajosos”.
Os acordos comerciais remontam a 2009 e 2010, e foram assinados entre a Air France-KLM e a Alitalia CAI (Companhia Aérea Italiana). Prevêem a gestão dos serviços de assistência aos passageiros em Itália, França e Holanda, do marketing do grupo e da venda e gestão da capacidade de carga dos aviões da Alitalia pela Air-France KLM.
Em Janeiro último, estes acordos foram transferidos para a Alitalia SAI (Sociedade Aérea Italiana), empresa que resultou da entrada da Etihad Airways no capital (49%) da companhia transalpina.
O CEO da Alitalia, Silvano Cassano, refere, em comunicado, que os acordos “já não são vantajosos do ponto de vista comercial ou estratégico” para a nova Alitalia. “Comunicámos à Air France-KLM que estamos dispostos a discutir acordos mais igualitários para benefício de todas as partes”, acrescenta Cassano.
Recorde-se que o grupo franco-holandês chegou a controlar 25% da companhia transalpina, mas com a entrada da Etihad em cena e com a decisão de não participar nos sucessivos aumentos de capital, viu a sua participação ficar abaixo de 1%, segundo fontes da Alitalia citadas pela agência “EFE”.