Quarta-feira, Março 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Alitalia volta a fazer aterragem de emergência

por T&N
06/03/2017
em Aéreo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A Alitalia deverá apresentar esta semana um novo plano de reestruturação, que passará por cortes no pessoal (de 12 mil para oito mil colaboradores) e na oferta, e, possivelmente, pela entrada da Lufthansa.

alitalia

A Etihad, que já investiu 900 milhões de euros desde que, em 2014, comprou 49% do capital da companhia italiana, queria aumentar o investimento, mas os sócios italianos que detêm os restantes 51% do capital – com realce para os bancos Unicredit (11%) e Intesa Sanpaolo (20,5%) – forçaram um caminho diferente.

De resto, o CEO da companhia, James Hogan, será uma das cabeças a “rolar”, por ter falhado o objectivo, definido aquando da entrada da Etihad, de sanear as contas da Alitalia em pouco tempo. Hogan abandonará o cargo em meados deste ano.

A Etihad estará, agora, em negociações com a Lufthansa para que a companhia alemã entre no capital da Alitalia por ser europeia (o limite da companhia do Médio Oriente é dos 49% que já detém na companhia italiana). De acordo com o “El País”, o novo plano de salvação da Alitalia prevê o abandono dos voos de longo curso e passar a concorrer com as companhias low cost.

Outrora uma companhia símbolo da pujança económica italiana, a Alitalia passou por várias reestruturações. De 1998 a 2008, acumulou perdas superiores a 4 000 milhões de euros. Este dinheiro não foi aplicado na modernização da companhia, mas antes no pagamento de salários dos então 20 mil trabalhadores.

Este processo culminou, em 2008, com a falência. Voltaria a voar a 13 de Janeiro de 2009, como uma companhia 100% privada, graças à criação de uma Alitalia “má”, que custou 3 000 milhões de euros aos contribuintes italianos.

Não obstante essa limpeza de activos tóxicos, a transportadora continuou sem superar a crise, ao contrário de outras companhias de bandeira europeias.

À beira de nova falência, a Alitalia foi salva pela entrada no capital da Etihad, que comprou os já referidos 49% do capital. Os resultados não estão, para já, a ser animadores.

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Lufthansa negoceia 40% da ITA (ex-Alitalia)
Aéreo

Lufthansa renova proposta pela ITA Airways

19/01/2023
Lufthansa corta mais aviões e pessoal
Aéreo

Klaus-Michael Kuehene reforça na Lufthansa

15/09/2022
Kuehne aumenta participação na Hapag-Lloyd
Aéreo

Klaus-Michael Kuehne quer mais Lufthansa

09/09/2022
A seguir
Aeroporto do Porto no podium europeu da qualidade

Aeroporto do Porto entre os melhores da Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Funchal perdeu 50 mil passageiros e a liderança nacional

Portos nacionais na Seatrade Cruise Global

29/03/2023
Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

28/03/2023
Lidl entra no shipping de contentores

Lidl investe 110 milhões em plataforma

28/03/2023
Transportes Paulo Duarte reduziu  540 mil toneladas de CO2

Paulo Duarte prepara novas compras

28/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist