Quinta-feira, Junho 30, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O sector dos transportes, os critérios ESG e a análise de risco na concessão de crédito bancário

    Quem responde pelas dívidas das empresas?

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O sector dos transportes, os critérios ESG e a análise de risco na concessão de crédito bancário

    Quem responde pelas dívidas das empresas?

    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    Faleceu o Pai da Logística em Portugal

    O que é um Porto?

    Concessionámos. E agora?

    Contos impopulares [i]

    Novas alianças nas linhas de contentores no horizonte

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    Ainda o porto marítimo de Sines. Um olhar externo

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

    A mobilidade urbana do futuro também é aérea

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Marítimo

AlixPartners: Consolidação não chega para regressar à prosperidade

por T&N
08/03/2017
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O “outlook” para o sector do transporte marítimo de contentores continua acidentado em 2017, de acordo com a AlixPartners. A consultora avisa que a consolidação dos operadores ajuda, mas o proteccionismo crescente é uma ameaça.

Navio contentores

O relatório da AlixPartner analisou a falência da Hanjin Shipping, o Brexit e a eleição de Donald Trump para Presidente dos EUA e questiona-se se a tendência de proteccionismo pode ameaçar o crescimento do transporte de contentores que está em curso desde os anos 1950.

A análise aponta três prioridades para as companhias em 2017: foco no cliente e rentabilidade de rotas, redução de custos operacionais e racionalização de frotas.

P U B L I C I D A D E

“O sector continua no meio da maior convulsão desde a crise financeira de 2008. As companhias devem manter o foco na eliminação de custos do negócio ‘core’”, refere, citado pela assessoria de imprensa, o director-geral da AlixPartners, Esben Christensen.

“Apesar de ter havido, recentemente, boas notícias nos preços dos fretes, o sector continua com necessidade de preparação para desafios contínuos. A recente consolidação não é cura para todo o sector”, acrescenta Christensen.

O relatório da consultora, que foi desenvolvido com base nos 12 meses anteriores a 30 de Setembro de 2016, avisa que o mercado global de transporte marítimo de contentores ainda deverá ter excesso de capacidade no futuro próximo. A AlixPartners salienta que a consolidação é a única forma para ajudar a resolver aquele problema, mas é, avisa a consultora, uma solução que foi ignorada até há pouco tempo.

P U B L I C I D A D E

“Embora a consolidação do sector do transporte marítimo seja positiva, não é, de forma alguma, a panaceia para o sector dos contentores e, definitivamente, para os fornecedores de tonelagem”, indica, no mesmo documento, Albert Stein, outro dos directores-gerais da AlixPartners.

“São esperadas grandes convulsões em 2017, sobretudo entre os armadores gregos e alemães, que terão um mercado mais pequeno, se não inexistente, para os seus navios. Tudo o que vejo é opção por construção e compra de navios para rotas que já têm demasiada oferta, o que redundará em retornos que serão uma desilusão para todos, em particular no novo ambiente global de negócios”, acrescenta a mesma fonte.

 

Notícias Relacionadas

TUB de Braga grátis até ao 12.º ano
Mobilidade

OE: PART terá menos 60 milhões de euros

12/10/2021
Hanjin está vendedora das operações europeias
Marítimo

Contentores arriscam nova falência “da Hanjin”

02/03/2020
A seguir
Setúbal com planos para crescer nos próximos 30 anos

Comunidade Portuária de Setúbal contra Multiusos no Barreiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Portela+1 no Montijo implica deslocalizar campo de tiro de Alcochete

Alcochete é “única solução” para o longo prazo

29/06/2022
ANA recusa aeroporto do Montijo “low cost”

Governo avança com Montijo e Alcochete para fechar Lisboa

29/06/2022
5.º Salão Nacional do Transporte chega no fim-de-semana

5.º Salão Nacional do Transporte chega no fim-de-semana

29/06/2022
ENIDH presente no One Sustainable Ocean

ENIDH presente no One Sustainable Ocean

29/06/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist