Domingo, Março 7, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    O labirinto dos serviços de navegação aérea e quem o paga

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    O que está a acontecer e o que vai acontecer

    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

  • Entrevistas
    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    O labirinto dos serviços de navegação aérea e quem o paga

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    O que está a acontecer e o que vai acontecer

    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

  • Entrevistas
    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Castel-Branco (AP Lisboa)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

    Entrevista a José Luís Cacho (AP Sines)

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

AlixPartners: Consolidação não chega para regressar à prosperidade

por T&N
08/03/2017
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O “outlook” para o sector do transporte marítimo de contentores continua acidentado em 2017, de acordo com a AlixPartners. A consultora avisa que a consolidação dos operadores ajuda, mas o proteccionismo crescente é uma ameaça.

Navio contentores

O relatório da AlixPartner analisou a falência da Hanjin Shipping, o Brexit e a eleição de Donald Trump para Presidente dos EUA e questiona-se se a tendência de proteccionismo pode ameaçar o crescimento do transporte de contentores que está em curso desde os anos 1950.

A análise aponta três prioridades para as companhias em 2017: foco no cliente e rentabilidade de rotas, redução de custos operacionais e racionalização de frotas.

“O sector continua no meio da maior convulsão desde a crise financeira de 2008. As companhias devem manter o foco na eliminação de custos do negócio ‘core’”, refere, citado pela assessoria de imprensa, o director-geral da AlixPartners, Esben Christensen.

“Apesar de ter havido, recentemente, boas notícias nos preços dos fretes, o sector continua com necessidade de preparação para desafios contínuos. A recente consolidação não é cura para todo o sector”, acrescenta Christensen.

O relatório da consultora, que foi desenvolvido com base nos 12 meses anteriores a 30 de Setembro de 2016, avisa que o mercado global de transporte marítimo de contentores ainda deverá ter excesso de capacidade no futuro próximo. A AlixPartners salienta que a consolidação é a única forma para ajudar a resolver aquele problema, mas é, avisa a consultora, uma solução que foi ignorada até há pouco tempo.

“Embora a consolidação do sector do transporte marítimo seja positiva, não é, de forma alguma, a panaceia para o sector dos contentores e, definitivamente, para os fornecedores de tonelagem”, indica, no mesmo documento, Albert Stein, outro dos directores-gerais da AlixPartners.

“São esperadas grandes convulsões em 2017, sobretudo entre os armadores gregos e alemães, que terão um mercado mais pequeno, se não inexistente, para os seus navios. Tudo o que vejo é opção por construção e compra de navios para rotas que já têm demasiada oferta, o que redundará em retornos que serão uma desilusão para todos, em particular no novo ambiente global de negócios”, acrescenta a mesma fonte.

 

Tags: AlixPartnerstransporte marítimo de coontentores

Notícias Relacionadas

Hanjin está vendedora das operações europeias
Marítimo

Contentores arriscam nova falência “da Hanjin”

2 de Março, 2020
SeaIntel: impacte do “NotPetya” foi reduzido
Marítimo

Mega-navios com pouco impacto na performance portuária

23 de Janeiro, 2018
ZIM agrava prejuízos e reestrutura 115 milhões de dívida
Marítimo

ZIM melhora resultados no terceiro trimestre

5 de Dezembro, 2016
A seguir
Setúbal com planos para crescer nos próximos 30 anos

Comunidade Portuária de Setúbal contra Multiusos no Barreiro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

           

+ Recentes

Soc. Com. C. Santos apoia luta contra o cancro

Soc. Com. C. Santos apoia luta contra o cancro

5 de Março, 2021
Lufthansa corta mais aviões e pessoal

Companhias da UE e EUA perderam 46,8 mil milhões

5 de Março, 2021
STCP e Metro do Porto com quatro candidatos

Ponte para o Metro do Porto vai avançar

5 de Março, 2021
TAP desiste dos A350 e encomenda 53 Airbus A330 e A320

Ex-CEO da Star Alliance poderá liderar a TAP

4 de Março, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • Entrevistas
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist