Os armadores de navios graneleiros terão de enviar mais embarcações para desmantelamento para ajudarem ao reequilíbrio entre a oferta e a procura de capacidade, sugere a Alphabulk.
Em 2016, os navios porta-contentores que foram enviados para demolição tinham em média 19 anos de idade. No caso dos navios graneleiros, a idade média era de 24 anos. A Alphabulk fez as contas e concluiu que se a idade média de abate dos graneleiros fosse reduzida para os 19 anos, entre 6% e 19% da frota actual desapareceria, dependendo do segmento de mercado.
A consultora lembra a propósito que existirá ainda até 10% de capacidade excedentária “escondida” no mercado, mediante o recurso ao “slow steaming”.
No início de 2017, a BIMCO sustentou que este ano seria necessário desmantelar uma total de 30 milhões de toneladas para compensar a entrada, tanto em 2017 e 2018, de novos navios encomendados a estaleiros asiáticos.
Apesar de não haver muitas novas encomendas, a redução dos abates de navios desde Junho de 2016 fez soar os alarmes. Com efeito, o mais recente relatório da Clarkson Research indica que o desmantelamento de navios de grandes dimensões caiu 50%, com 2,1 milhões de toneladas desmanteladas este ano.
O aumento dos preços médios dos fretes no mercado graneleiro tem sido suficiente para que os armadores insistam em continuar a usar os seus navios mais antigos, apesar dos apelos ao sector para que enviem essas embarcações para abate.