O mercado do transporte marítimo de contentores evolui a duas velocidades, conclui a Alphaliner na sua análise ao primeiro semestre de 2019.

A frota mundial de navios porta-contentores ascendia a 22,7 milhões de TEU a 1 de Julho último, mais 3,7% do que um ano antes. A desaceleração do crescimento da procura pesou bastante no desempenho geral do mercado, de acordo com a Alphaliner, que contabiliza uma descida de 14% no índice de taxa de fretamento face a 2018.

“Neste contexto, emergiu gradualmente, desde o início de 2019, um mercado de a duas velocidades, onde navios maiores – acima dos 6 000 TEU – apresentam taxas de frete cada vez mais altas, enquanto os navios mais pequenos perdem terreno”, indicam desde a Alphaliner no relatório semestral.

A consultora considera que as novas regras da IMO sobre o teor de enxofre, que entram em vigor a 1 de Janeiro próximo, estimularam a procura de navios maiores para preencher as lacunas causadas pela retirada de tonelagem do mercado para ser sujeita á instalação de filtros de gases de escape (scrubbers).

 

 

Comments are closed.