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Alphaliner: faltam 36 navios no Ásia – Europa

por T&N
15/05/2024
em Marítimo
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Crise do Mar Vermelho aumenta necessidade de navios

Para eliminar os efeitos da crise do Mar Vermelho, as três alianças de shipping de contentores precisariam de mais 36 navios no Ásia-Europa.

Apesar da entrada massiva de novos navios porta-contentores no mercado desde o início do ano (cerca de 1,4 milhões de TEU), as companhias membros das três alianças ainda continuam com 36 navios em falta, se quisessem manter a regularidade da oferta de serviços no Ásia – Europa, segundo a Alphaliner.

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Há um ano, lembra a consultora, as 27 rotações oferecidas eram asseguradas por 321 navios. Agora seriam precisos 376 navios para manter a regularidade semanal dos 25 serviços existentes.

A necessidade de mais capacidade prende-se com a crise no Mar Vermelho, que forçou ao desvio para a Rota do Cabo de 24 dos 25 serviços existentes. Apenas o BEX2, serviço Ásia – Mediterrâneo Oriental – Adriático, operado pela CMA CGM, está a navegar pelo Golfo de Aden e o Canal do Suez.

Assumindo que a capacidade média dos navios alinhados no Ásia – Europa é de 14 150 TEU, a Alphaliner estima que faltam 509 400 TEU no mercado, o equivalente a 9,6% da capacidade total necessária para manter a periodicidade semanal de todos os serviços.

Ainda de acordo com a Alphaliner, a Ocean Alliance será a aliança mais “deficitária” (ver gráfico), comparando a oferta de capacidade actual com a que seria necessária para manter a oferta de há um ano.

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