Para eliminar os efeitos da crise do Mar Vermelho, as três alianças de shipping de contentores precisariam de mais 36 navios no Ásia-Europa.
Apesar da entrada massiva de novos navios porta-contentores no mercado desde o início do ano (cerca de 1,4 milhões de TEU), as companhias membros das três alianças ainda continuam com 36 navios em falta, se quisessem manter a regularidade da oferta de serviços no Ásia – Europa, segundo a Alphaliner.
Há um ano, lembra a consultora, as 27 rotações oferecidas eram asseguradas por 321 navios. Agora seriam precisos 376 navios para manter a regularidade semanal dos 25 serviços existentes.
A necessidade de mais capacidade prende-se com a crise no Mar Vermelho, que forçou ao desvio para a Rota do Cabo de 24 dos 25 serviços existentes. Apenas o BEX2, serviço Ásia – Mediterrâneo Oriental – Adriático, operado pela CMA CGM, está a navegar pelo Golfo de Aden e o Canal do Suez.
Assumindo que a capacidade média dos navios alinhados no Ásia – Europa é de 14 150 TEU, a Alphaliner estima que faltam 509 400 TEU no mercado, o equivalente a 9,6% da capacidade total necessária para manter a periodicidade semanal de todos os serviços.
Ainda de acordo com a Alphaliner, a Ocean Alliance será a aliança mais “deficitária” (ver gráfico), comparando a oferta de capacidade actual com a que seria necessária para manter a oferta de há um ano.