Nos primeiros dez meses do ano, praticamente toda a frota mundial de navios porta-contentores esteve activa, calcula a Alphaliner.
A frota de porta-contentores imobilizada entre Janeiro e Outubro deste ano representou apenas 0,7% da capacidade global, de acordo com a consultora.
Por outras palavras, 99,3% da frota, ou estava a operar comercialmente, ou estava parada mas por questões de reparação manutenção ou conversão. E não por falta de negócio.
A taxa de imobilização de 0,7% calculada pela Alphaliner compara com os 0,9% apurados nos períodos homólogos de 2021 e 2022, durante e na ressaca da pandemia de Covid.
Agora, as principais explicações para a utilização plena (pode-se dizê-lo) da capacidade têm a ver com a crise no Mar Vermelho, que tornou necessários mais navios para cumprir itinerários mais longos, e o aumento maior que o esperado da procura.
O resultado agora verificado é ainda mais extraordinário, como sublinha a Alphaliner, quando a capacidade mundial de transporte marítimo de contentores aumentou cerca de 30% desde 2020, de 23,7 milhões de TEU em Outubro desse ano para 30,6 milhões de TEU agora.