Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Existe espaço no espaço mas mais ainda no Novo Espaço

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Alsa testa 5G nos autocarros Vigo-Porto

por T&N
14/04/2021
em Inovação, Mobilidade
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A espanhola Alsa vai começar nos próximos dias, na ligação Vigo-Porto, a testar o potencial da tecnologia 5G no transporte rodoviário de passageiros.

Em termos mais específicos, os testes visam identificar e responder a possíveis lacunas na cobertura 5G. Para tal. será instalado equipamento a bordo do autocarro da Alsa que opera entre Vigo e o Porto, a fim de medir os tempos de transmissão e receção de pacotes de dados.

Os sensores instalados permitirão fazer o mapeamento em alta definição para seguir o percurso do veículo com grande precisão, com os dados a serem enviados em tempo real através de um router 5G, tendo ainda sido instaladas duas câmaras de visualização de alta definição para medir o tempo que leva a enviar e receber pacotes de imagens.

Durante a viagem, os passageiros terão a opção de ver um vídeo de alta resolução (4K) em ‘streaming’, onde o tempo de carregamento e a qualidade da imagem serão analisados.

“Estamos convencidos de que o 5G será mais do que um desenvolvimento tecnológico e que nos permitirá reduzir os acidentes de trânsito e fazer viagens mais eficientes, através de uma condução contínua e estável”, afirmou o CEO da Alsa, Francisco Iglesias, citado em comunicado de imprensa.

A experiência faz parte do projecto 5G-MOBIX, co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, que foi aprovado em 2018 com o objetivo de desenvolver e testar as funcionalidades em veículos automatizados que utilizam a tecnologia de telecomunicações 5G ao longo de corredores transfronteiriços.

A Alsa explica, em comunicado, que várias aplicações da mobilidade automatizada poderiam beneficiar do 5G, dando como exemplos as manobras colectivas de condução entre veículos e a organização de comboios de camiões, a fusão de faixas nas auto-estradas, as manobras de estacionamento, a condução no meio urbano ou o controlo remoto de veículos, entre outros.

A Alsa participa neste programa com instituições como a Direcção-Geral do Tráfego espanhola, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e outras empresas de tecnologias de transporte e comunicações (TI).

Banner newsletter

Notícias Relacionadas

Transdev ganha concessão do UrbCondeixa
Mobilidade

Transdev ganha concessão do UrbCondeixa

05/01/2023
Antram diz “basta” aos “ataques ao sector”
Rodoviário

Espanha dá mais de mil milhões ao transporte rodoviário

25/03/2022
Estarreja lança o Estarrejabus com a Transdev
Mobilidade

Estarreja lança o Estarrejabus com a Transdev

01/02/2022
A seguir
Novo Governo “esquece” Transportes

PRR tem 554 milhões para o metro em Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

PRR, obras, conflitos e dispute boards

PRR, obras, conflitos e dispute boards

31/01/2023
TCGL investe cinco milhões e ganha cinco anos em Leixões

TCGL investe para crescer depois de ano recorde

31/01/2023
Ellerman entra no trans-Atlântico

Ellerman dobra oferta em Aveiro e Setúbal

31/01/2023
Ilsa compra 23 ETR1000 para a AV espanhola

ILSA quer ligar Lisboa a Madrid e à Corunha

31/01/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist