A Alsa Todi, operadora da área 4 da Carris Metropolitana, defende um reforço dos corredores “Bus” para melhorar o transporte para Lisboa.
“O nosso principal problema está relacionado com o acesso diário das nossas linhas a Lisboa. O reforço das faixas “Bus” será uma medida importante para facilitar a concretização dos horários”, defendeu uma fonte da da empresa, citada pela “Lusa”.
“O uso indevido por parte de automobilistas destas faixas também não facilita o nosso trabalho. Diariamente são feitas discussões no sentido de melhorar a operação, um trabalho que conta com a colaboração activa dos nossos motoristas, verdadeiros provedores dos nossos utentes”, acrescentou, questionada sobre o primeiro ano de actividade da empresa na região, cumprido em Junho.
A Alsa Todi, que opera nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido e lembra que foi a primeira a assumir a operação na margem Sul.
A empresa salienta ainda que, para iniciar a actividade, teve de adquirir “240 autocarros de última geração” e contratar “mais de meia centena de motoristas”, muitos dos quais em Cabo Verde, devido à escassez de profissionais em Portugal.
Ao longo deste primeiro ano, a Alsa Todi teve também de dar resposta à introdução de novas linhas rodoviárias, nos termos do contrato de concessão, bem como ajustar percursos e carreiras em função dos pedidos dos municípios, mas a empresa garante que tem vindo a dar reposta a todas as solicitações.
“As dificuldades iniciais, pelo facto de a Alsa Todi ter sido a primeira a arrancar com a operação, foram resolvidas e ultrapassadas, conforme é reconhecido publicamente pelos nossos utentes e entidades públicas”, refere a empresa, assegurando que além da contratação de motoristas foi dando resposta aos ajustes que lhe foram sendo solicitados.
No que respeita ao número de passageiros – cerca de 57 mil passageiros por dia útil, segundo dados da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) – , a Alsa Todi diz que “a operação está a decorrer conforme o previsto” e que está a ser “um “sucesso, graças à colaboração dos profissionais da empresa, dos responsáveis da TML, autarcas e acima de tudo dos utentes”.
As linhas BUS deviam existir de Cascais e de Sintra até Vila Franca e Azambuja e até Setúbal em toda Àrea Metrolpolitana com quase 3 milhões de passageiros porque comboios e metro são muito insuficientes e situação tem agravado imenso !