Quinta-feira, Junho 8, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    A estatística portuária e a teoria da relatividade

    “A Viagem dos Malditos” ou “Inimigo às portas”

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Comunidades portuárias energéticas

    O dilema da descarbonização

    O dilema da descarbonização

    Medway e Takargo criam associação

    A ferrovia e a competitividade da economia

    O que é um Porto?

    Vem aí o impacto dos Portos Wind Offshore

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    ADR, a simplicidade complexa

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Alstom anuncia solução para o Convel

por T&N
23/05/2023
em Ferroviário
0
“Novo” Alfa pendular da CP inicia hoje o serviço
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Alstom desenvolveu no seu centro de engenharia e inovação da Maia o Convel Dual, solução que permite compatibilizar o Convel português com o ETCS europeu.

A novidade foi avançada à “Lusa” pelo gestor de projecto do Digital e Sistemas Integrados da Alstom.

“Apresentámos, há poucas semanas, à IP [Infra-estruturas de Portugal], um produto chamado Convel Dual, que permite combinar os sinais do Convel com um sinal ECTS”, disse Marcos Pereira. “Ficaram convencidos, foi demonstrado que o sistema funcionava, que as balizas [placas na linha que são “marcadas” à passagem dos comboios] podiam ser gravadas com os protocolos tanto de ETCS como de Convel”, assegurou.

Para já tratou-se de “uma demonstração em laboratório do sistema”. O próximo passo será “ir para o terreno” e conseguir uma via de testes junto da IP, para “demonstrar o sistema a funcionar em plena via, com um veículo ou dois equipados com Convel e/ou ETCS”, acrescentou Marcos Pereira.

O sistema Convel é específico da rede ferroviária portuguesa e não está disponível nas novas composições, o que, na prática, dificulta, quer a modernização do material circulante, quer a entrada de novos players no mercado.

Precisamente, sublinha o técnico da Alstom, o Convel Dual é “mais um passo, um upgrade no sistema existente para permitir, no futuro próximo, aumentar o tráfego e também a possibilidade de circulação de veículos, tanto com o sistema Convel como ECTS”.

Há cerca de um mês, a Stadler, a Medway, a Alpha Trains, a Critical Software e a Thales anunciaram estar a desenvolver conjuntamente um equipamento de bordo de sinalização ferroviária baseado num Módulo de Transmissão Específico (“STM”) Convel externo, adaptável a qualquer fornecedor ETCS.A solução, que já deverá equipar as locomotivas Stadler encomendadas pela Medway, combina o ETCS fornecido pela Thales com um STM [Módulo de Transmissão Específico] desenvolvido pela Critical Software.

Entretanto, a Nomad Tech e o INOV estarão também a ultimar o seu próprio STM, num projecto anunciado em Março de 2021, sabe o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

Inaugurado em Setembro do ano passado, na Maia, o centro de engenharia e inovação da Alstom emprega 25 pessoas, trabalha com a Metro do Porto, IP e CP   e exporta para países como Espanha, França, Turquia, México ou Equador.

 

 

Notícias Relacionadas

Alstom “regressa” a Portugal com David Torres
Mobilidade

Alstom propõe construir carruagens em Matosinhos

19/04/2023
Nomad Tech e INOV com solução para o Convel
Ferroviário

Sistema Convel com sucessor anunciado

13/04/2023
Alstom fornece sistema de sinalização para o Metro do Porto
Press Releases

Alstom fornece sistema de sinalização para o Metro do Porto

16/11/2022
A seguir
Compra da Groundforce pela Menzies na  Concorrência

Compra da Groundforce pela Menzies na Concorrência

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

Linha do Minho: comboios de 750 metros já chegam à fronteira

07/06/2023
Covid: Hapag-Lloyd alerta para efeitos tardios

CEO da Hapag-Lloyd avisa para fretes insustentáveis

07/06/2023
Cargofive acelera na transformação digital

Cargofive acelera na transformação digital

07/06/2023
Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

Presidente da CE apadrinha navio a metanol da Maersk

07/06/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist