A Alstom desenvolveu no seu centro de engenharia e inovação da Maia o Convel Dual, solução que permite compatibilizar o Convel português com o ETCS europeu.
A novidade foi avançada à “Lusa” pelo gestor de projecto do Digital e Sistemas Integrados da Alstom.
“Apresentámos, há poucas semanas, à IP [Infra-estruturas de Portugal], um produto chamado Convel Dual, que permite combinar os sinais do Convel com um sinal ECTS”, disse Marcos Pereira. “Ficaram convencidos, foi demonstrado que o sistema funcionava, que as balizas [placas na linha que são “marcadas” à passagem dos comboios] podiam ser gravadas com os protocolos tanto de ETCS como de Convel”, assegurou.
Para já tratou-se de “uma demonstração em laboratório do sistema”. O próximo passo será “ir para o terreno” e conseguir uma via de testes junto da IP, para “demonstrar o sistema a funcionar em plena via, com um veículo ou dois equipados com Convel e/ou ETCS”, acrescentou Marcos Pereira.
O sistema Convel é específico da rede ferroviária portuguesa e não está disponível nas novas composições, o que, na prática, dificulta, quer a modernização do material circulante, quer a entrada de novos players no mercado.
Precisamente, sublinha o técnico da Alstom, o Convel Dual é “mais um passo, um upgrade no sistema existente para permitir, no futuro próximo, aumentar o tráfego e também a possibilidade de circulação de veículos, tanto com o sistema Convel como ECTS”.
Há cerca de um mês, a Stadler, a Medway, a Alpha Trains, a Critical Software e a Thales anunciaram estar a desenvolver conjuntamente um equipamento de bordo de sinalização ferroviária baseado num Módulo de Transmissão Específico (“STM”) Convel externo, adaptável a qualquer fornecedor ETCS.A solução, que já deverá equipar as locomotivas Stadler encomendadas pela Medway, combina o ETCS fornecido pela Thales com um STM [Módulo de Transmissão Específico] desenvolvido pela Critical Software.
Entretanto, a Nomad Tech e o INOV estarão também a ultimar o seu próprio STM, num projecto anunciado em Março de 2021, sabe o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Inaugurado em Setembro do ano passado, na Maia, o centro de engenharia e inovação da Alstom emprega 25 pessoas, trabalha com a Metro do Porto, IP e CP e exporta para países como Espanha, França, Turquia, México ou Equador.