As novas carruagens do Metro do Porto vão ser equipadas com um sistema que permite a supervisão de velocidade e a condução semiautomática, anunciou a Alstom, em comunicado.
A Alstom vai fornecer à Metro do Porto os sistemas de sinalização ATP (Automatic Train Protection) onboard para as 18 novas composições que vão ser adicionadas à frota.
O contrato vale 4,5 milhões de euros. Os testes iniciar-se-ão no final de 2022.
Baseado na tecnologia CityFlo, este sistema, indica a Alstom, inclui “balizas” colocadas ao longo da via, que vão enviando informações para os comboios, permitindo uma supervisão contínua da velocidade. Além disso, possibilita uma condução semiautomática, centralizando todas as indicações na cabina do maquinista.
“A Alstom está empenhada em contribuir para o desenvolvimento do sistema ferroviário português, propondo sistemas e soluções que constituam uma mais-valia em termos de funcionalidade e segurança, tanto para os operadores, como para os utilizadores. Com o fornecimento do sistema CityFlo ao Metro do Porto, estamos a potenciar a modernização e segurança da linha e das composições, ao mesmo tempo que facilitamos a transição para uma mobilidade mais sustentável”, afirmou David Torres, Managing Director da Alstom Portugal, citado no comunicado.
De acordo com a empresa, a primeira composição dotada deste sistema ATP da Alstom entrará em circulação em fase de testes no final de 2022, de acordo com a planificação da Metro do Porto.
A adaptação em termos de engenharia do sistema ATP aos novos comboios compreende ainda uma série de melhorias, tais como a inclusão de ecrãs tácteis, com ganhos em termos de operacionalidade e ergonomia.