A Alstom vai fornecer os sistemas de sinalização, segurança e controlo para a Linha Rosa do Metro do Porto.
A Alstom equipará a Linha Rosa do Metro do Porto com o “sistema de sinalização Cityflo 250, incluindo um intertravamento de última geração, que permitirá a monitorização dos veículos em tempo real”, refere, em comunicado.
O valor do contrato não foi divulgado.
A engenharia, instalação e comissionamento do sistema ficarão a cargo do centro tecnológico da Alstom, instalado na Maia.
“É uma grande honra para a Alstom voltar a associar-se ao Metro do Porto, para melhorar a mobilidade dos cidadãos e turistas no Porto. Desenvolveremos este projecto a partir das nossas instalações de engenharia na Maia, onde lideramos projectos de sinalização e tecnologias de mobilidade digital para os portugueses. e mercado internacional”, declarou David Torres, director-geral da empresa em Portugal, citado no comunicado.
A Alstom está fortemente ligada ao projecto do Metro do Porto, tendo fornecido os primeiros 102 veículos da frota (e respectivos sistemas de sinalização de bordo) e o sistema ATP para as últimas composições, de fabrico chinês.
A Linha Rosa ligará a Casa da Música à estação de São Bento, numa extensão de cerca de três quilómetros, indo dispôr de quatro estações subterrâneas. As projecções apontam para uma procura de 30 milhões de passageiros-km no primeiro ano completo de operação e uma redução de 1 500 toneladas de CO2 no mesmo período.