A Alstom Transport garantiu uma encomenda recorde de dois mil milhões de euros para fornecer composições de metro aos transportes de Paris nos próximos 15 anos.

A encomenda de 217 metros sobre pneus foi feita pela RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens), Stif (Syndicat des Transports d’Île de France) e Société du Grand Paris.

O modelo escolhido é o MP14 e vai, de acordo com o comunicado conjunto das três entidades de transportes públicos de Paris, “equipar as linhas 1, 4, 6, 11 e 14 da RATP e da Nouveau Grand Paris”.

A primeira parte da encomenda incluirá 35 composições de oito carruagens, num total de 518 milhões de euros, financiados a 100% pela Stif. Destinadas a operar, a partir de 2021, na extensão da linha 14, aqueles metros podem circular a 80 km/h e substituirão o parque actual, composto por composições de seis carruagens.

Os novos metros permitirão, ainda o segundo o comunicado, reduzir o consumo energético em 20% face aos antecessores e em 50% face ao material sobre pneus mais antigo ainda em circulação.

A encomenda agora anunciada deverá permitir a criação de até 2 000 postos de trabalho, num horizonte de dez anos, nas sete fábricas da Alstom envolvidas e em toda a fileira ferroviária.

Tags:

Comments are closed.