A Alstom pretende entrar no transporte ferroviário de passageiros. A Wrexham, Shropshire and Midlands Railway (WSMR) deverá começar no Reino Unido em 2025.
Depois de dois séculos a fornecer equipamentos à ferrovia britânica, a Alstom propõe-se ir mais além e, vai daí, uniu esforços com a consultora SLC Rail para lançar um serviço próprio entre Londres e o Norte de Gales.
O pedido formal para a entrada no mercado aberto já seguiu para o Office of Rail and Road e a expectativa é que a Wrexham, Shropshire and Midlands Railway, ou simplesmente WSMR possa começar a operar no início do próximo ano.
A proposta da Alstom prevê cinco ligações diárias em ambos os sentidos de segunda a sábado e quatro aos domingos.
“A WSMR procura introduzir conectividade directa de e para o Norte de Gales, Shropshire, Midlands e Londres que não existe hoje, ligando comunidades e empresas em crescimento e tornando as viagens ferroviárias mais convenientes, agradáveis e acessíveis”, avançou a Alstom, em nota de imprensa.
A nova operadora deverá criar cerca de 50 empregos, com funções baseadas principalmente no Norte do País de Gales e nas Midlands..
“Como principal fornecedor de material circulante e serviços ferroviários do país, faz todo o sentido que agora passemos a operar a nossa própria frota para servir directamente os passageiros. Tendo feito parte da estrutura ferroviária do Reino Unido por dois séculos, estamos entusiasmados em entrar nesta nova era como uma operadora de acesso aberto”, disse Nick Crossfield, Diretor Geral para o Reino Unido e Irlanda da Alstom, citado no comunicado.
“Das fronteiras do País de Gales às Midlands, as nossas rotas criarão novas ligações, ligando regiões negligenciadas de Inglaterra e do País de Gales com serviços directos de e para Londres”, sublinhou, por seu turno, Ian Walters, Diretor-Geral da SLC Rail.
Detalhes sobre a frota, a marca e os serviços da WSMR serão anunciados futuramente.