A francesa Alstom anunciou a compra da britânica Nomad Digital, parceira portuguesa EMEF na joint-venture NomadTech, especializada em soluções de telegestão ferroviária.

Alfa Pendular Braga - Porto

Os valores do negócio não foram revelados pelas partes. A operação deverá ficar concluída já em Janeiro próximo. A Nomad Holding será integrada na divisão de Digital Mobility da Alstom. A companhia francesa valoriza o know-how britânico para desenvolver o seu projecto de Digital Train.

Fundada em 2002, a Nomad conta 80 grandes clientes em mais de 40 países e emprega cerca de 230 técnicos no Reino Unido,  Portugal, Holanda, Alemanha, Canadá, Austrália e EUA.

Em Portugal, a Nomad é parceira da EMEF na Nomad Tech (detida a 65% pelos britânicos), especializada no desenvolvimento e fornecimento de “soluções de Telegestão Ferroviária – como a Manutenção Baseada na Condição (MBC) e Eficiência Energética – para o mercado ferroviário a nível mundial”.

Um dos primeiros resultados desta parceria foi o programa de manutenção “à medida” da  frota de comboios pendulares do serviço Alfa da CP, que tem ajudado, e muito, a esticar a disponibilidade do material circulante até ao limite.

Tags:

Comments are closed.