A nova candidatura da Alta Velocidade de Portugal ao CEF Transportes terá forte concorrência, a avaliar pelo número das propostas apresentadas na chamada de 2024 do programa comunitário.
Depois de, na chamada do ano passado, ter garantido um co-financiamento do CEF Transportes de 813,16 milhões de euros para a primeira fase da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, Portugal anunciou a intenção de candidatar mais 800 a 900 milhões de euros na chamada de 2024. Mas a tarefa apresenta-se complicada, pelo que se sabe já do volume de candidaturas.
O prazo para apresentação de propostas terminou no passado dia 21 de Janeiro. De acordo com a CINEA, a agência que gere o CEF Transportes, candidataram–se 258 projectos, com pedidos de co-financiamento que atingem o valor global de 9,5 mil milhões de euros.
O orçamento disponível para a chamada deste ano é de 2,5 mil milhões de euros, o que significa que os pedidos apresentados quase quadruplicam aquele valor.
As candidaturas serão agora avaliadas e seguramente muitas ficarão pelo caminho. Ainda assim, note-se que podiam candidatar-se todos os estados-membros da UE e ainda e a Ucrânia e a Moldávia. E que apenas cerca de metade do orçamento está reservado aos estados da Coesão (caso de Portugal).
Os resultados das candidaturas deverão ser anunciados em Julho, de modo a que os contratos de co-financiamento possam ser assinados a partir de Outubro.
Em 2023, o projecto português de Alta Velocidade foi o que recebeu a maior fatia do CEF Transportes, num valor recorde para o país desde que o programa comunitário arrancou, em 2014.