Renfe, Rielsfera (SNCF) e Ilsa (Air Nostrum + Trenitalia) assinaram os contratos para operarem serviços de Alta Velocidade em Espanha, durante 10 anos, a partir de 14 de Dezembro.
A presidente da Adif, Isabel Pardo de Vera, qualificou o dia de ontem como sendo “histórico” para os caminhos-de-ferro do país vizinho, pois doravante os cidadãos poderão ter “mais serviços, mais frequências e preços mais competitivos”. A mesma responsável salientou ainda que, perante a actual crise económica devida à Covid-19, a existência de concorrência no transporte ferroviário contribuirá para “gerar valor, recuperar a economia e promover o emprego no país” vizinho.
A Adif garante, em comunicado, que “irá trabalhar intensivamente” com os três operadores “para analisar a recuperação da mobilidade e para que o sector esteja preparado para responder às necessidades de mobilidade dos cidadão com garantias de máxima segurança sanitária e qualidade de serviço”.
Os documentos agora assinados especificam a capacidade ou o número de serviços e frequências que cada uma das três companhias poderá realizar nos três corredores de Alta Velocidade da rede espanhola abertos à concorrência: Madrid-Barcelona, Madrid-Valência e Madrid-Sevilha.
Em concreto, a Renfe assegurará 86 circulações diárias pelos três corredores, enquanto a Ilsa terá 16 frequências mas só em Janeiro de 2022, uma vez que já indicou que iniciará o serviço um ano mais tarde. A SNCF operará cinco serviços por dia, à partida logo a 14 de Dezembro.
De referir, no entanto, que devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a SNCF não exclui a hipótese de adiar a entrada em Espanha. A companhia ferroviária pública francesa está a analisar a evolução da crise para determinar se começa a operar na data inicialmente prevista ou mais tarde.