A Adif e a Adif AV lançaram um inquérito a potenciais interessados para preparar uma segunda fase de liberalização da Alta Velocidade.
Animada com o sucesso do “caso espanhol” de liberalização do transporte de passageiros de Alta Velocidade, a Adif e a Adif Alta Velocidade querem agora recolher de potenciais candidatos a explorar novos serviços informações sobre as suas intenções e expectativas.
O questionário, disponível até 15 de Setembro, pergunta sobre as rotas desejadas, as frequências, as paragens, as taxas de ocupação estimadas, ou as características do material circulante (lotação, velocidade máxima).
Outros aspectos considerados são o modelo de contrato, as necessidades de manutenção das frotas e as necessidades de facilidades comerciais nas estações.
As duas gestoras de infra-estruturas querem ainda saber em concreto as intenções de utilização do túnel Atocha – Chamartin e dos bypasses de Madrid para eventuais serviços transversais.
Com a primeira fase da liberalização, Espanha conseguiu o feito único na Europa de colocar três operadores em concorrências nos mesmos eixos de Alta Velocidade. E o facto é que a procura correspondeu.
Com a segunda fase de liberalização, Madrid quer atrair mais operadores e fomentar ainda mais a concorrência, além de torar melhor partido dos 4 000 km de rede de Alta Velocidade, a maior da Europa e a segunda maior do mundo (atrás da China).
Portugal como não terá comboios em 2030 vai precisar de abrir à concorrencia todos nossos corredores, passageiros e mercadoriss, pelo que venham espanhois, franceses e italianos para transportarem os portugueses e as nossas mercadorias, especialmente a nossa MEDWAY !
Inteiramente de acordo cosigo, Luis Pereira.