O governo espanhol adjudicou o estudo prévio da saída ferroviária Sul de Vigo, há muito reclamada e essencial para a ligação de Alta Velocidade ao Porto.
Em comunicado, o Ministério da Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana espanhol dá conta da adjudicação, por 884 207 euros, à UTE Prointec – Geoconsult.
Dezoito meses é o prazo previsto para a realização dos trabalhos.
O objectivo é desenvolver as alternativas de traçado para dar continuidade ao eixo atlântico de Alta Velocidade até à fronteira portuguesa, o que pressupõe a reconfiguração da estação de Vigo – Urzáiz e a realização de um novo troço ferroviário que a ligará com a linha convencional em direcção a Tui.
O ministério espanhol apresenta a adjudicaçãoo como “um novo passo para potenciar as conexões ferroviárias entre Espanha e Portugal, de acordo com o compromisso subscrito por ambos os países na XXXIV Cimeira Hispano – Lusa, realizada em Lanzarote, no passado mês de Março”.
O processo da saída Sul de Vigo arrasta-se há anos, apesar das insistências dos dois lados da fronteira, e a sua realização ganha ainda maior importância com a projectada ligação de Alta Velocidade do Porto à fronteira com a Galiza.
França veio anunciar o que eu noticiei aqui ser desejável para Portugal relativamente à AV : que proibam as pobte aéreas Lisboa – Porto entre Lisboa – Madrid etc. Façam STOP à poluição e incentivem a ferrovia depois de esta estar bem modernizada e concluida até 2030. Chega das falsas promessas e de tanta Corrupção !!