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Alta Velocidade Lisboa-Madrid concluída em 2023

por T&N
26/01/2021
em Destaque, Ferroviário, Infra-estruturas
5
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A ligação ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid estará concluída até Dezembro de 2023, anunciou o ministro Pedro Nuno Santos.

“Queria dizer que a ligação entre Lisboa e Madrid está já a ser construída, está em execução. Prevemos, até final de Dezembro de 2023, termos uma ligação entre Lisboa e Madrid em Alta Velocidade”, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação numa audição por videoconferência na comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.

Respondendo a questões dos eurodeputados sobre a aposta na ferrovia, Pedro Nuno Santos ressalvou, ainda assim, que “há mais país para além das capitais e que, por isso, a ligação Lisboa-Madrid não é a única prioridade do Governo português”.

“Nós não nos podemos esquecer em nenhum momento é que, quando estamos a fazer novas linhas de Alta Velocidade, a par da nova ligação entre as capitais, temos também de ligar o nosso território”, insistiu Pedro Nuno Santos.

E, por essa razão, “é que a ligação entre Lisboa e Porto é prioritária para o Governo português e para Portugal”, adiantou o ministro.

O projecto da linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, que prevê uma velocidade máxima de 350 km/hora, tem vindo a ser falado há vários anos e foi suspenso em 2011 devido à crise económica de então.

 

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Comentários 5

  1. Helder Almeida says:
    2 anos atrás

    Sinceramente não entendo Sr. Ministro: alta velocidade Lisboa/Madrid em 2023? primeiro: saberá que em 2023 a Espanha certamente não terá ainda AV Badajoz/Madrid? segundo: Lisboa/Badajoz com AV em 2023?não querendo ofender, sabe do que está a falar? já fez a viagem de intercidades Lisboa/Évora, em que se leva quase tanto tempo de Lisboa ao Poceirão como daí a Évora? conseguirá “abrir” a via para a AV atingir pelo menos a veloc. média de 200k/h Lisboa/ Évora (estou a ser modesto)? eu aplaudiria, mas só acredito depois de ver. Mesmo assim faltaria a parte da “atrasada” Espanha.
    Já agora: prometeu que as obras da linha da B. Baixa estariam concluídas até final de 2020: como é? estamos em 2021 e já se leu que estarão atrasadas uns meses. Confirma?

  2. luís pereira says:
    2 anos atrás

    Já nada me espanta na ignorância e mentira do ministro Pedro Nuno Santos ! Todos sabemos que Portugal não irá ter a curto e médio prazos Alta Velocidade (velocidades médias de 300 km /h) e máxima até 360 km/h. Tudo o que o ministro Comunista diz há vários anos é mentira, na escola de José Sócrates & António Costa relativamente à Economia e aos rendimentos dos portugueses, tudo diminui ao contrário das suas promessas eleitorais. Quanto ao futuro a Deus pertence mas se chegar a AV, entre Lisboa – Porto) será no longuíssimo (20-30 anos) prazo. Estamos falando de políticos de 3a categoria que não executam obras tão básicas como : 1) Novo aeroporto de Lisboa, 2) Novo terminal de carga aérea no aeroporto de Lisboa a construir pela DHL que aguarda há 10 anos, 3) Novo terminal ferroviário em Famalicão a construir pela MEDWAY, etc, etc, etc, podia dar dezenas de exemplos. Porque são incompetentes e corruptos como em Àfrica e na América do SUL

  3. Helder Almeida says:
    2 anos atrás

    Não querendo politizar a questão, uma pergunta ao senhor ministro das infraestruturas: certamente saberá (ou não, o que seria péssimo) que a Espanha neste momento prevê ter AVE Badajoz/Madrid completo apena em 2030? Atrevo-me a dizer que a falta de interesse que Portugal tem manifestado nestes anos passados talvez tenha alguma coisa a ver com o assunto.
    O senhor ministro acha que com um “ramal” Évora/Badajoz resolve o assunto? tenha dó senhor ministro, muitos de nós somos minimamente inteligentes, informados e fazemos um mínimo de investigação sobre o assunto em apreço.
    Já agora: uma sua colega ministra não disse há uns tempos que para Lisboa/Madrid já temos o avião para 600 Km aprox. quando se sabe que para estas distâncias a UE “quer” o comboio devido à famosa pegada ecológica? e com a ligação AV Lisboa/Porto o avião não será descartado? é que, saberá, até será mais rápida e cómoda a AV, considerando o tempo porta/porta: ir para o aeroporto, tempo de embarque até o avião levantar, a respectiva vg aérea, tempo de desembarque até sair do aeroporto e seguir para casa que ainda serão uns quilometrozitos não contando com o trânsito, especialmente na grande área do Porto.
    Outro exemplo, diverso: Madrid/Valencia 300Km AVE em 1,5 h (uma hora e meia) sem parar; a velocidade é geralmente de 300Km/hora mas à saída de Atocha e arredores e à passagem por algumas estações da via férrea normal tem que desacelerar, embora na maior parte do percurso a linha AV seja dedicada; mais, antes da pandemia, havia entre as 7h e as 21h uma média de 40 (quarenta) comboios Madrid/Valência sempre cheios e a preços muito convidativos, sem as “chatices” dos aviões que, eu acho, de bom só têm a velocidade quando já estão no ar.
    Por último: alguma vez fez Lisboa/Madri no velho comboio noturno, chamado pomposamente Lusitânia Expresso ? uma lástima em velocidade e perda de milhões de euros para ambas as partes; por isso a Espanha já disse: BASTA!

  4. Filipe Marques says:
    2 anos atrás

    O sr. Helder Almeida não entende que os comboios nocturnos näo têm de ir rápido, antes pelo contrário?
    Dos primeiros onde viajei foi o Berlim-Munique, 21:30->07:30, 10 horas, tantas quantas o Lusitânia Lisboa-Madrid. De dia Berlim-Munique faz-se em menos de 5 horas. E depois?
    O interesse dos comboios nocturnos é evitar cortar um dia de trabalho a meio para viajar de dia, e também uma noite no hotel. Por isso säo täo práticos, e demoram pelo menos 8 horas para a pessoa poder descansar e acordar fresco e poder, ou trabalhar, ou fazer turismo.
    Entre outros fiz também o Munique-Paris, no compartimento ia um casal passar o fim-de-semana. Mais uma vez, a viagem durou umas 10 horas. De dia seriam 6 horas. Mas que me interessa, eu ia a dormir!
    O problema do Lusitânia (e do Sud-Expresso) é a reduzida oferta de camas, sendo que os bancos näo säo muito bons para dormir bem. Dorme-se, mas enfim… sentado, o que dá pouco jeito.
    Gostava bem mais das “antigas” Wagon-Lits do Sud em 1999, se é para ir sentado (porque os bancos rebatiam).
    Mais acrescento: no Lusitânia quem mais o usa säo… espanhóis, mesmo em trabalho, mesmo a entrar em Cáceres a meio da noite. O Sud-Expresso só o usei no Verão, mas mesmo assim ia lá muito espanhol.

  5. Helder Almeida says:
    2 anos atrás

    Lusirânia: já não existe há uns bons dois anos e há mais anos que seguia pela linha da Beira Alta com o Sud até Medina del Campo em que se separavam. Com perda de milhões de euros para ambas as partes a Espanha já declarou não estar mais interessada num comboio tipo Sud. Continua a trabalhar na AV Madrid/Badajoz. Se Portugal estivesse verdadeiramente interessado numa ligação Lisboa/Madrid poderia descartar a “ponte aérea” respectiva como é desejo da UE para estas distâncias por questões ambientais. O avião não é mais “rápido” nem pratico considerando o antes e o depois do voo propriamente dito.
    O Sr. ministro ao dizer que teremos uma ligação AV Lisboa/Madrid em 2023 só pode estar a querer fazer “poesia”: o trajeto Lisboa/Badajoz vai suportar 300K/h só com a obra que está em curso?

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