Quinta-feira, Março 23, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Alta Velocidade Porto-Vigo poderá custar mais 350 milhões

por T&N
08/03/2022
em Infra-estruturas
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A fase 1 da linha de Alta Velocidade entre o Porto e Vigo poderá vir a custar mais 350 milhões de euros que o previsto inicialmente.

De acordo com a apresentação “A ferrovia no contexto ibérico”, feita por José Carlos Clemente, director de Empreendimentos da IP, num recente encontro ibérico em Sines, a gestora da infra-estrutura aponta agora para cerca de 1 250 milhões de euros de investimento, quando a apresentação inicial do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, divulgada em Outubro de 2020, referia 900 milhões de euros.

Em causa está a ligação entre Braga (Tadim) e Valença, fase 1 da linha de Alta Velocidade Porto – Vigo, cuja conclusão está prevista, segundo o documento da IP, para 2029/2030.

Fonte oficial da IP esclareceu hoje à “Lusa” que se trata de estimativas baseadas nos projectos que estão a ser desenhados pela empresa e que não devem ser tomados como finais.

Aos 1 250 milhões de euros juntam-se 60 milhões de euros para a quadruplicação da Linha do Minho entre Contumil  e Ermesinde, pode ainda ler-se no documento.

Quanto às outras fases, a segunda, prevista para depois de 2030, compreende a ligação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro ao Minho e à Galiza e está estimada em 350 milhões de euros pela IP.

Já o troço entre o aeroporto e a estação de Porto – Campanhã está integrado no projecto da nova linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, segundo a apresentação de José Carlos Clemente, e está estimado em 450 milhões de euros.

Quanto à continuidade da ligação em Espanha, a nova linha entre a fronteira e Vigo permite “viabilizar serviços de continuidade Porto – Vigo – Corunha” e “reduzir tempos de percurso até 27 minutos”.

Em estudo, segundo o documento do director da IP, está também a ligação entre a linha de Alta Velocidade e a actual Linha do Minho, em Valença, mas a IP adverte que “possui remota viabilidade ambiental”. Ainda assim, o documento refere que esta conexão “permitiria contornar eventual desfasamento da nova linha fronteira – Vigo” e “ponderar eventual serviço a Valença através da estação actual”.

O documento realça que os “investimentos em Portugal e Espanha são mutuamente dependentes”.

 

Notícias Relacionadas

IP requalifica mais 12,5 km da Linha do Douro
Mobilidade

SEDES exige Porto – Zamora – Madrid no PFN

27/02/2023
Coimbra-B vai esperar pelo Metrobus
Infra-estruturas

Autarquia e IP querem estação intermodal em Coimbra-B

10/01/2023
Sacyr Neopul na Alta Velocidade galega
Infra-estruturas

Sacyr Neopul na Alta Velocidade galega

09/11/2022
A seguir
Wtransnet: transporte rodoviário em Portugal está em boa forma

Transporte rodoviário de mercadorias cresceu 11%

Comentários 2

  1. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Mais uma prova das contas feitas “à medida” pelo Ministério de Pedro Nuno Santos que nos carrega com Biliões de Euros de dívida Pública para os contribuintes portugueses pagar, nós que já estamos na cauda da Europa pobre !!

  2. Helder Almeida says:
    1 ano atrás

    Parece que, para além das contas feitas à ” medida”, se estão a preparar para repetir a “cena” das autoestradas: minar o norte com troços de AVE? não faria mais sentido uma única linha AVE Lisboa/Porto/Vigo?
    Uma nota: a linha AVE Paris/Bruxelas/Amsterdão passa pelo aeroporto de Bruxelas? não, não passa. E em Antuérpia fizeram nova estação para a AVE? não, não fizeram: passa em túnel por debaixo da belíssima e antiga estação (UM MONUMENTO, para quem não conhece) devidamente adaptada. Portugal é um país cada vez mais “rico” e portanto não necessita seguir esses “maus” exemplos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Os portos portugueses – uma década perdida

Os Portos num contexto de desenvolvimento

23/03/2023
Navex promove contentores inteligentes

Navex promove contentores inteligentes

21/03/2023
Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

21/03/2023
Stakeholders do Porto de Setúbal: confiança e dinamismo em 2021

Lisnave aumenta lucros e tem “casa cheia”

21/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist