A linha de Alta Velocidade Porto – Vigo terá, afinal, cinco estações do lado de cá da fronteira. A novidade é Ponte de Lima.
A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou os estudos de impacto ambiental para os dois troços da futura linha de Alta Velocidade Porto – Vigo, Porto – Braga e a Braga – Valença, para estarem concluídos cerca do final do próximo ano.
A construção propriamente dita deverá avançar pelo troço Braga – Valença, em articulação com a Linha do Minho (que foi, e continua a ser, alvo de trabalhos de modernização).
A nova ligação de Alta Velocidade entre Braga e Valença “tem início no Ramal de Braga (RB) e desenvolve-se até à fronteira com Espanha, nas proximidades de Valença, onde será efetuada a ligação com a nova linha até Vigo, numa extensão total, aproximada, de 70 quilómetros”, segundo a IP.
O projeto inclui também “todas as alterações/retificações necessárias no ramal de Braga [RB] e/ou na Linha do Minho (LM), para permitir a integração do RB na Ligação de Alta Velocidade”.
No início da linha, o estudo de impacto ambiental deve contemplar várias hipóteses.
Entre elas, a “ligação ao RB na proximidade da Estação de Tadim, por forma a viabilizar a Estação de Braga AV na localização prevista nos Estudos Prévios desenvolvidos pela RAVE [Rede Ferroviária de Alta Velocidade, SA.]”.
Deve ainda abordar a “ligação ao RB o mais próximo possível de Braga, por forma a viabilizar uma estação subterrânea de Braga AV, na proximidade da estação atual”.
Outra hipótese é a “ligação ao RB por forma a viabilizar uma estação subterrânea de Braga AV no cruzamento da LAV com o RB”.
Em Valença, está previsto o estudo de várias alternativas.
O documento enumera a “estação de Valença AV na localização prevista no estudo realizado pela RAVE”.
Por outro lado, contempla-se a possibilidade de uma ligação entre a linha de Alta Velocidade Sul e a Linha do Minho Norte, e entre a linha de Alta Velocidade Norte e a Linha do Minho Sul.
Isto, “antes e depois da estação de Valença, por forma a viabilizar a estação de Valença AV na localização da estação atual”.
Deve ser ainda pensada a “adaptação do ‘layout’ da estação de Valença para acomodar os tráfegos de Alta Velocidade, convencional e de mercadorias”.
Como “ponto de partida, a ligação a Espanha será realizada no eixo previsto nos estudos da RAVE”, mas, “em paralelo” com o estudo ambiental referente ao troço Braga – Valença, “serão desenvolvidos por Espanha estudos de viabilidade que poderão indicar outro ponto de ligação”.
De acordo com a IP, “nesta fase devem ainda ser avaliados preliminarmente” as “alterações introduzidas aos estudos desenvolvidos anteriormente, como, por exemplo, é o caso das estações de Braga, Ponte de Lima e Valença assim como as novas ligações à Linha do Minho”.
A linha de Alta Velocidade Porto – Vigo, com uma extensão de 143 quilómetros, terá estações em Porto – Campanhã, Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima, Valença e Vigo.
Com ela, o tempo de trajecto deverá reduzir-se das actuais 2h22 para uma hora (a velocidade máximo de projecto será de 250 km/hora).
Esta ligação prolongará, na prática, a linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa.