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Alta Velocidade Porto-Vigo tem de estar pronta em 2040

por T&N
20/12/2023
em Ferroviário, Infra-estruturas
3
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Alta Velocidade é prioridade da Eurorregião

A linha de Alta Velocidade entre Porto e Vigo terá de estar concluída em 2040, de acordo com a proposta de revisão da Rede Transeuropeia de Transportes acordada entre o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu.

“Por exemplo, novas conexões de Alta Velocidade ferroviárias entre Porto e Vigo (…) têm de estar completadas em 2040“, refere expressamente o comunicado divulgado emitido pelo Conselho Europeu a propósito da revisão da legislação da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T).

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Na segunda-feira à noite, a presidência do Conselho e os negociadores do Parlamento Europeu alcançaram um acordo provisório quanto à revisão da regulação quanto às linhas orientadoras da União Europeia (UE) para o desenvolvimento da RTE-T.

A futura linha de Alta Velocidade Porto – Vigo integra a rede principal alargada da Rede Transeuropeia de Transportes. “A nova meta intermédia de 2040 foi introduzida para avançar a finalização de projectos de grande escala, sobretudo transfronteiriços, como ligações ferroviárias em falta, à frente da meta de 2050 que se aplica à rede mais larga e abrangente”, refere o comunicado do Conselho.

Já as ligações que integram a rede principal (core) da RTE-T terão de estar finalizadas em 2030, e era isso mesmo que pretende a Eurorregião Galiza e Norte de Portugal para o Porto – Vigo.

“O grande projecto estruturante da Eurorregião [Galiza – Norte de Portugal], que é a Alta Velocidade, é sempre algo que continuará em cima da mesa até ser concretizado. Temos, neste momento, uma meta objectiva, de 2030 ou princípios dos anos 30 para que isso esteja concluído”, disse o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, aos jornalistas, em Vila Nova de Gaia, após um pequeno-almoço com empresários das duas regiões, ontem realizado.

Na mesma ocasião, o presidente da Xunta da Galiza, Alfonso Rueda, também apontou 2030 como “um compromisso”, e “para ser um compromisso sério, não há nada melhor do que pôr orçamentos, dinheiro, recursos públicos em cima da mesa e fazer as propostas”.

“A percepção é que, desde aqui, de Portugal, se vai fazer. E se se começa e não se interrompe, o ano 2030 parece uma data razoável”, disse o líder galego.

A 7 de Novembro, a Infraestruturas de Portugal (IP) apontou para 2027/2028 o arranque das obras da ligação ferroviária entre Porto e Vigo, revelando que decorrem já estudos nos dois países.

Em Maio, o governo espanhol adjudicou a realização de um estudo para a saída Sul de Vigo, um troço ferroviário de Alta Velocidade entre a cidade e Valença, parte da linha projectada que ligará a Galiza ao Porto.

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Comentários 3

  1. Fernando de Carvalho Santos e Silva says:
    1 ano atrás

    O texto citado está no press release do Conselho Europeu de 18 de dezembro. Embora os governos de Portugal e da Galiza não gostem de cumprir a totalidade do regulamento 1315 e sua revisão/substituição, interessará divulgar também o restante do press release, nomeadamente : “The co-legislators recognised the importance of railways in the shift to sustainable modes of transport and agreed new requirements that could generally contribute to the modal shift and to a better performance of the future TEN-T railway network. Provisions on the deployment of the European rail traffic management system (ERTMS) on the extended core and comprehensive network, the migration to European standard nominal track gauge, the increase of the number of 740-meter-long freight trains and the 160km/h minimum line speed for passenger trains, were agreed by the co-legislators with a view to ensuring sufficient capacity and smooth rail transport operations without interruption on the whole TEN-T network. Furthermore, the provisional agreement provides for the inclusion of operational requirements for rail freight corridors in the articles of the revised TEN-T regulation as they are considered inseparable from infrastructure requirements. Overall, the compromise agreement ensures better and faster connections for passengers and freight by rail, as well as better integration of ports, airports, and multimodal freight terminals in the TEN-T network.”

  2. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Como temos repetido dezenas vezes, A. Costa nunca consegiu concluir investimentos 8 anos passados, por incompetencia e gestão danosa. Depois de 30 anos a investir 1000 milhoes nos 300 km da linha Lisboa – Porto a qualidade piorou e muito no transporte passageiros e mercadorias ! Basta de corrupção de Sócrates & Costa !! …

  3. luis pereira says:
    1 ano atrás

    Só faltava esta alteração por parte da UE, alterar prioridade da AV, Lisboa – Porto até Valença ou Lisboa até Elvas ? Portugal tem que decidir JÁ !

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