A Alta Velocidade, o transporte de mercadorias na Península Ibérica e a concessão de serviços de passageiros serão os temas dominantes do Seminário de Transporte Ferroviário que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS organiza quinta-feira, no Porto.

Uma vez mais, o seminário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS, nesta sua 12.ª edição anual, acontece num momento particularmente importante para o sector.

São ainda muitas as dúvidas sobre o projecto de Alta Velocidade; as dificuldades da conjuntura obrigam a CP e a Refer a reduzirem, recalendarizarem ou mesmo desistirem de investimentos; os operadores de mercadorias tardam em afirmar-se como alternativa e complemento ao modo rodoviário; o Governo prevê a privatização da EMEF e da CP Carga e a concessão a privados da exploração de serviços de passageiros actualmente operados pela CP.

Temas que fazem o programa do seminário de quinta-feira, com a participação de dirigentes nacionais e europeus.

O ponto de situação da Alta Velocidade ferroviária será o ponto de partida, com a participação da directora do Ambiente da Rave.

Depois falar-se-á do transporte de mercadorias na Península, com a participação de players dos dois lados da fronteira, em representação dos diferentes stakeholders. Intervirão o presidente da CP Carga, enquanto operador público português, o director-geral da Ibercargo Rail, na qualidade de operador privado ibérica, o presidente da Antram, associação de transportadores rodoviários de mercadorias potenciais clientes das soluções co-modais, e o director da Feteia, federação de transitários e operadores logísticos espanhóis.

A parte da tarde estará reservada ao transporte de passageiros. O director-geral da EuRailCo (Grupo Transdev), o director de Planeamento da Arriva UK Trains (Grupo Arriva), e a administradora-delegada da Fertagus (Grupo Barraqueiro) apresentarão as credenciais dos respectivos grupos, assumidos candidatos à gestão de serviços actualmente operados pela CP. A moderar o painel, e a ajudar a perceber melhor as condições em que tais grupos operam nos diferentes mercados, estará Paulino Pereira.

O encerramento do seminário será feito pelo secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca. Uma intervenção aguardada com natural interesse, assim aquele responsável queira, e possa, resolver algumas das dúvidas que pairam no ar.

O Seminário de Transporte Ferroviário do TRANSPORTES & NEGÓCIOS decorerá durante todo o dia no Hotel Tiara Park Atlantic. O programa completo está disponível em http://www.transportesenegocios.com/seminarios/Programa_ferroviario_programas.htm.

Os assinantes do TRANSPORTES & NEGÓCIOS beneficiam de descontos nas inscrições.

A sessão é patrocinada pela CP Cargo e pela Ibercargo Rail e tem o apoio do Grupo Barraqueiro, Grupo Transdev, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto, Rave e Refer

Os comentários estão encerrados.