Assunção Cristas é a personalidade distinguida com o Prémio Padrão dos Descobrimentos 2023, atribuído pelos alumni da ENIDH.
O Prémio Padrão dos Descobrimentos é atribuído anualmente a uma personalidade que, não tendo sido formada na ENIDH, tenha dado um contributo relevante ao longo da sua carreira para o desenvolvimento da Economia do Mar.
Enquanto ministra com a tutela do Mar, entre 2011 e 2015, Assunção Cristas foi responsável pela elaboração de legislação nacional estruturante, como a lei-quadro de ordenamento e gestão do espaço marítimo. Liderou a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 e a organização da Blue Week, que em 2015 juntou em Lisboa 70 membros de governos e agências multilaterais e onde foi aprovada a declaração sobre “Blue Economy”.
Regressada à Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (onde se doutorou), assumiu a coordenação conjunta do Mestrado em Direito e Economia do Mar e a coordenação do NOVA Ocean Knowledge Center, tendo retomado a actividade lectiva em 2020/2021.