O grupo Amal e a capital de risco Oxycapital serão os novos donos dos Estaleiros Navais de Peniche. O actual accionista maioritário vende a sua posição por zero euros. O objectivo é manter a actividade de construção e reparação naval. E juntar-lhe a produção de estruturas para a extracção de petróleo e gás.
Os estaleiros de Peniche acumulam um passivo de 14 milhões de euros. A entrada dos novos accionistas já foi aprovada pelo Governo.
O grupo Amal é especializado na construção de estruturas modulares para exlorações de petróleo e gás. Chegou a ser dado como interessado na concessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo mas não apresentou uma proposta. A Oxycapital conta, entre os seus activos, com a Cabelte e a Prio Energy, além de ser a sociedade gestora do Fundo de Revitalização Empresarial para a zona Centro.
Os novos donos dos EN Peniche propõem-se investir 15 milhões de euros num horizonte de cinco anos e criar cerca de 300 postos de trabalho. Actualmente a empresa emprega 60 trabalhadores; no ano passado eram 110.
As instalações serão adaptadas à construção de estruturas metálicas mas manterá a sua vocação de construção e reparação naval, até porque está obrigada a tal no âmbito da concessão do espaço portuário.