A Amazon iniciou esta semana a construção das suas instalações na plataforma logística de Badajoz, a partir de onde se propõe abastecer Portugal.
A nova plataforma da Amazon ocupará uma área de cerca de 20 hectares (195 mil metros quadrados), junto ao terminal ferroviário que a Adif está a construir.
A via férrea será, de resto, essencial para a gigante do e-commerce receber e encaminhar os produtos destinados ao mercado ibérico, e desde logo a Portugal.
Todo o processo de instalação da Amazon na plataforma logística de Badajoz foi bastante discreto, pelo que ainda pouco, ou nada, se sabe sobre o montante do investimento ou os prazos de construção (a cargo da Sacyr). A única informação disponível antecipa a criação de 900 postos de trabalho.
A Amazon abriu a primeira plataforma logística em Espanha em 2021, em San Fernando de Henares, na região de Madrid. Seguiram-se estabelecimentos logísticos em El Prat, Martorelles e Castellbisbal (todos na região da Barcelona), Ilescas (Toledo) e., mais recentemente, em Setembro do ano passado, Dos Hermanas (Sevilha). Em construção tem uma nova plataforma na região de Madrid, em Alcalá de Henares.
Acrescem a estas, dois centros logísticos urbanos (Madrid e Barcelona) para os clientes Prime, dois centros de distribuição (Madrid e Barcelona) e 14 estações logísticas espalhadas pelo país vizinho.
Contas da Amazon, a empresa já aplicou em Espanha, desde 2011, mais de 2 900 milhões de euros.
É mais uma vez triste que os grandes e melhores investimentos ficam quase sempre para “NUESTROS HERMANOS”, neste caso uma cidade com 150.000 habitantes aproximadamente consegue desviar um Bom e Grande investimento à nossa capital Lisboa com uma Área Metropolitana de 2.5000.000, parece mentira mas é verdade. Não admira porque é a mesma Lisboa que há 10 anos impede (por corrupção) que a DHL construa o seu novo HUB de carga aérea no seu aeroporto internacional. Por estas e outras Portugal és tá na cauda da Europa !