A Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer favorável condicionado ao traçado Porto – Aveiro da futura linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, segundo a Declaração de Impacto Ambiental (DIA).
“Ponderando os impactes negativos identificados, na generalidade susceptíveis de minimização, e os impactes positivos significativos perspectivados, emite-se decisão favorável condicionada”, ao traçado proposto entre o Porto e Aveiro para a linha de Alta Velocidade Porto- Lisboa, pode ler-se na DIA.
Em termos gerais, a APA impõe a adopção de algumas alternativas de traçado específicas, sendo que a quase totalidade já estava prevista e sugerida no Estudo de Impacto Ambiental (EIA).
A construção do traçado proposto afectará 148 habitações, estando prevista a implementação de um Programa de Gestão de Impactes Sociais (PGIS), que “deve definir, de acordo com os estudos elaborados e para cada situação, a medida de compensação” para as famílias afectadas, sejam proprietárias ou arrendatárias.
O projecto de Alta Velocidade Porto – Lisboa, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e quinze minutos, com paragens possíveis em Leiria, Coimbra, Aveiro e Vila Nova de Gaia.
A construção da primeira fase (Porto – Soure) está prevista para o intervalo entre 2024 e 2028, e o Soure – Carregado para 2025-2030. A ligação a Lisboa terá desenvolvimento posterior.
Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto – Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, e o troço Braga – Valença até 2030.