Sexta-feira, Agosto 12, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Destaque

AMP recusa anular concurso de autocarros

por T&N
28/10/2020
em Destaque, Mobilidade
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O presidente da AMP diz que não pode anular o concurso para o transporte rodoviário de passageiros só porque não ganhou “quem alguns querem”.

“Há uma coisa que nunca faria: viciar concursos. Não podemos ficar na posição do miúdo que leva a bola para a escola e só deixa jogar se ele próprio fizer parte da equipa. Acho que não pode acontecer”, disse Eduardo Vítor Rodrigues, à “Lusa”, mostrando-se surpreendido e preocupado com o que tem “ouvido” a defender a anulação do concurso em face dos resultados preliminares.

P U B L I C I D A D E

O PCP do Porto defendeu no passado dia 21 que o concurso público de transporte rodoviário na Área Metropolitana do Porto (AMP) deve ser “interrompido” para que seja garantida a manutenção dos postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores.

Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS avançou em primeira mão, empresas espanholas terão ficado em primeiro lugar em praticamente todos os lotes em concurso, o que, a confirmar-se, poderá significar que operadores como a ET Gondomarense, Valpi, Espírito Santo ou UTC perderão grande parte, para não dizer a totalidade do seu negócio.

“É o mercado concorrencial a funcionar”, observou Eduardo Vítor Rodrigues, acrescentando que “também é preciso perguntar se não vale a pena reflectir se cada um fez o que devia”.

P U B L I C I D A D E

“Porque não foram as empresas todas espanholas que ganharam. A Feirense, por exemplo, não é espanhola, e veio em consórcio e para já está à frente de um lote”, disse.

Eduardo Vítor Rodrigues questionou se o modo de gestão das empresas concessionárias durante os últimos anos foi o correcto ou se poderiam ter tido uma preparação diferente para o concurso.

“Em vez de comprarem autocarros em condições, dotando a empresa de equipamento mais avançado, optaram por solução de compra de autocarros da Bélgica ou da Alemanha onde já não circulavam”, observou, acrescentando que, em qualquer caso, como presidente da AMP tem de garantir o serviço público.

O presidente da AMP mostrou-se confiante de que as empresas vencedoras, mesmo sendo estrangeiras, “não virão de fora trazendo os motoristas todos e trazendo tudo”.

“Acho que vai haver aqui modelos de subcontratação que são legítimos e que podem ajudar a que haja uma integração das empresas e motoristas”, afirmou.

O autarca, que lidera também a Câmara de Vila Nova de Gaia, rejeitou que possa sequer imaginar-se a anulação de um concurso obrigatório por lei desde 2014, que há muito devia ter sido lançado porque as concessões são ilegais, apenas porque não ganhou “quem alguns querem”.

“Arma-se o pânico e anula-se o concurso. Isso não faz parte do meu modelo de pensamento. Se querem resolver isso, resolvam no Parlamento, criem uma lei, resolvam. Da minha parte, não posso anular concursos só porque não ganha quem alguns querem”, afirmou, ressalvando, contudo, que existem apenas resultados provisórios decorrentes do relatório preliminar.

Eduardo Vítor Rodrigues salientou que, para além do critério preço, há outros tidos em conta, ou seja, uma empresa pode estar em primeiro lugar segundo o critério preço, mas não ganhar o lote.

Sublinhando que o concurso não permite que uma empresa vença mais do que um lote, o dirigente explicou ainda que vai ser feita agora a revisão dos documentos entregues pelos vários concorrentes e que uma falha pode levar à sua exclusão, pelo que é prematuro assumir resultados.

 

Notícias Relacionadas

AMT dá luz verde a mais dois concursos
Mobilidade

AMP vai “preparar a transição” entre operadores

04/08/2022
AMT dá luz verde a mais dois concursos
Mobilidade

AMP quer nova rede no 1.º semestre de 2023

29/07/2022
AMT dá luz verde a mais dois concursos
Mobilidade

Concurso de autocarros da AMP pode avançar

22/07/2022
A seguir
APDL recebe presidente da AICEP em Leixões

APDL recebe presidente da AICEP em Leixões

Comentários 2

  1. pedro oliveira says:
    2 anos atrás

    PARABENS a AMP por este concurso e deve continuar a zelar pelos passageiros.
    Infelizmente estamos num pais onde as empresas fazem o que querem e abusam das suas ideias .
    PARABENS ao SR Presidente por não aceitar a maioria das empresas que estão nestas rotas há anos demais.
    e verdade sim compram autocarros em segunda mão na Alemanha e Bélgica por meia dúzia de euros e compram autocarros novos para o turismo e serviços ocasionais para servir turistas deixando o ferro velho que compram em segunda mão no serviço público .
    não mude sua razão SR Presidente .
    o meu obrigado

  2. Renato says:
    2 anos atrás

    É sempre muito fácil falar quando não se sabe da realidade de muitas empresas
    querem autocarros novos mas são os próprios passageiros que destroem tudo riscam etc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL Express investe milhões em Munique

12/08/2022
Governo defende Sines como hub de gás natural

Gasoduto desde Portugal é questão de meses

12/08/2022
IP quer terminais no Corredor Internacional Sul

UE quer migração da bitola ibérica até 2030

12/08/2022
Figueira da Foz com recorde de mercadorias

Figueira da Foz cresce 20% até Julho

12/08/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist