ANA concorda com “a maioria das propostas” indicadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a mitigar o impacto ambiental do novo aeroporto do Montijo, indicou a empresa em comunicado.
A ANA “apresentou hoje à APA a sua concordância com a maioria das propostas apresentadas na minuta de Declaração de Impacte Ambiental [DIA]. Das 159 medidas apresentadas pela APA, considera-se que apenas algumas requerem um debate mais aprofundado para avaliação da sua exequibilidade e benefício ambiental”,
adiantou a dona dos aeroportos nacionais.
Além disso, a ANA, que não deu mais detalhes sobre as medidas que precisam de “debate”, anunciou que “indo ao encontro das preocupações dos municípios”, propõe “uma iniciativa conjunta com todos os stakeholders para a criação de um fundo com um sistema de governança colegial”.
Este instrumento terá “o objectivo de potenciar as acções de mitigação e compensação dos impactes ambientais das aeronaves, nomeadamente para a redução do impacto sonoro e protecção da natureza”, de acordo com a ANA.
A empresa, que é detida pela Vinci, explicou também que “as iniciativas abrangidas pelo fundo integrarão as medidas do projecto de DIA referentes aos impactos das aeronaves, e as que venham a ser identificadas no futuro”.
A ANA referiu ainda que este fundo “será financiado pelos operadores em função do seu impacto ambiental, e pela ANA através de uma dotação financeira inicial que assegurará o arranque das acções”.
A empresa acredita que o instrumento, a que chama “Fundo de Mitigação e Compensação dos Impactes Ambientais” causados pelas aeronaves, “colocará Portugal na linha da frente das iniciativas ambientais no sector aeroportuário europeu”.
Também hoje, a APA indicou que tinha recebido a posição da ANA acerca das medidas de mitigação propostas na DIA do futuro aeroporto do Montijo.
“A APA já recebeu a resposta da ANA. Agora tem 20 dias” para analisar a posição da empresa sobre as 159 medidas propostas para compensação dos efeitos ambientais da infraestrutura aeroportuária, disse à “Lusa” fonte da entidade.
O organismo esclareceu depois que, “nos termos da lei, “a DIA final deverá ser emitida no dia 21 de Janeiro de 2020”.
No dia 30 de Outubro, a APA emitiu a proposta de DIA relativa ao aeroporto do Montijo e respectivas acessibilidades, tendo a decisão sido “favorável condicionada”.
No dia seguinte, a ANA disse, em comunicado, que via “com surpresa e apreensão algumas das medidas propostas”, que avaliaria “detalhadamente dentro do prazo legal definido”, que entretanto foi prorrogado a seu pedido.
Se o PCP tivesse coragem política , MAS NÃO TEM, nesta votação do OE 2020 colocava como exigência a saída do novo terminal aéreo do Montijo para Alcochete e assim ia obrigar a que o NAL ficasse fosse definitivamente para o único local com espaço para cresceer em módulos de 50 milhões de passageiros (ex : T1 50, T2 100, etc), afinal é só conversa e falinhas mansas, que grande desilusão PCP !
O Ministro Ambiente quando é para falar fica calado, como nesta situação de construir o terminal em zona sensível e protegida no estuário do Tejo onde só há espaço para 15 a 20 anos de exploração, contra o Ambiente e quando fala prova a sua magna ignorância e diz mentiras como no caso da poluição das vacas, é para dizer alto e bom som que lhe caiam todos os dentes e a língua com tanta barbaridade !!