As taxas aeroportuárias em Lisboa e Porto voltarão a subir em Novembro, anunciou a ANA. A empresa justifica com o crescimento do tráfego acima do previsto e lembra os investimentos feitos.

Aeroporto do Porto

 

Os aumentos serão de sete cêntimos por passageiro em Lisboa e de cinco cêntimos por passageiro no Porto. E com isso, a taxa média regulada para 11,01 euros no aeroporto de Lisboa e para 7,89 euros no do Porto.

As novas taxas vigorarão até ao final do ano e não influenciarão os valores a praticar em 2017, salienta a gestora aeroportuária. Ainda este mês a ANA propõe-se lançar o processo de consulta a todos os utilizadores para a fixação das taxas para o ano seguinte.

Ainda relativamente aos aumentos agora anunciados, a ANA justifica-os com o aumento do tráfego aéreo em 2016 que deverá ficar 8,7% acima do estimado inicialmente.

“O modelo de fixação das taxas aeroportuárias da ANA – Aeroportos de Portugal é baseado em estimativas feitas com mais de seis meses de antecedência em relação ao ano de aplicação das taxas. No caso da estimativa realizada em 2015, com vista ao apuramento das taxas a aplicar em 2016, constata-se que a mesma teve por base um cenário muito conservador de crescimento do tráfego”, lê-se no comunicado da gestora dos aeroportos portugueses.

Segundo a ANA, os aumentos a partir de 1 de Novembro permitirão recuperar parte da receita regulada não cobrada por via da variação do volume de tráfego, e com isso beneficiar os clientes mediante a prossecução do plano de investimentos no aumento da capacidade e da qualidade dos aeroportos.

A propósito, a empresa recorda que em 2016 investirá mais de 72 milhões de euros na rede de aeroportos. Ainda ontem foi inaugurada a renovação da área comercial na zona restrita das partidas, num investimento de 1,6 milhões de euros.

» Regulador exige à AENA a redução das taxas até 2021

 

Tags:

Comments are closed.